Elias Ishy pede abastecimento de água e outros serviços na Reserva Indígena

Agora MS- http://www.agorams.com.br - 17/03/2017
O vereador Elias Ishy (PT) solicitou a prefeitura de Dourados serviços de patrolamento e cascalhamento nas estradas vicinais da Reserva Indígena, bem como a regularização da situação de abastecimento de água, neste caso mais precisamente na Aldeia Bororó. O parlamentar tem recebido diversas reclamações de professores e pais de alunos da comunidade.

Uma delas é a precariedade de trafegabilidade nas estradas, que tem deixado grande parte dos alunos sem ir à escola, já que há dificuldades no deslocamento dos ônibus escolares. Além dos estudantes, a situação está prejudicando também o escoamento da produção de alimentos e a situação se agrava ainda mais em dias de chuva.

Ishy lembra que essa situação é antiga. Ele também destaca a importância de ser resolvido o mais breve possível, pois prejudica a educação e a sobrevivência dos pequenos produtores. Para ele, outro assunto que merece destaque e vem sido discutido há anos é sobre a falta de água.

Conforme relato dos indígenas, os filhos também deixam de frequentar as aulas, por não ter roupas limpas e até mesmo por eles não conseguirem preparar comida, ou seja, alimentá-los. A pouca água que se encontra nos córregos, além das dificuldades na sua coleta, também é imprópria para o consumo.

"Devemos proporcionar melhorias na qualidade de vida dos indígenas e atender a um direito peculiar a sobrevivência das pessoas, reduzindo a possibilidades de contrair doenças e chegar a pontos críticos, como a desidratação. Isso também gera um problema de saúde pública, então pedimos atenção especial e contamos com a sensibilidade do Executivo para atender a este pedido", finaliza Ishy.



http://www.agorams.com.br/jornal/2017/03/elias-ishy-pede-abastecimento-de-agua-e-outros-servicos-na-reserva-indigena/
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Dourados
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.