Índios de aldeia do Pico do Jaraguá pedem doações para suportar o inverno de SP

G1 g1.globo.com - 01/04/2017
A chegada do outono, com noites e manhãs mais frias, preocupa quem vive em regiões mais isoladas da capital. No Pico do Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, por exemplo, existe uma aldeia indígena onde moram mais de 140 famílias e muitas crianças.

A Terra Indígena Guaranis tem quase 700 pessoas, sendo que mais de 400 são crianças. Elas aprendem o guarani antes do português. A falta de recursos naturais não é o único problema dos guaranis. Os índios vivem em condições precárias, muitos recebem o Bolsa Família. A maioria das casas é feita de chapas de madeira e chão de barro mesmo.

Algumas famílias fazem e vendem artesanato, mas as doações ajudam muito a sustentar as famílias indígenas. Com a chegada do frio, os índios fazem um apelo para a população. Como essa é uma das regiões mais frias de São Paulo, eles pedem doações não só de alimentos, mas também de roupas e sapatos par os adultos e, principalmente, para as crianças.

"A doação pode ser feita diretamente na aldeia. Essas doações são distribuídas e selecioandas por faixa etária de idade das crianças e vai sendo entregue para cada família. Aproveita e já conhece a aldeia, também conhece um pouquinho do nosso artesanato", diz Pedro Luís Macena, auxiliar de coordenação cultural.

As doações podem ser feitas diretamente aos líderes na aldeia: Rua Comendador José de Matos, 386, Pico do Jaraguá. Tel. (11) 3902 3682
Indiozinho da aldeia do Jaraguá (Foto: TV Globo/Reprodução)



http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/indios-de-aldeia-do-pico-do-jaragua-pedem-doacoes-para-suportar-o-inverno-de-sp.ghtml
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Jaraguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.