Debate com Viveiros de Castro, rap e rock em tupi estão entre as atrações

Cruzeiro do Sul jornalcruzeiro.com.br - 01/04/2017
Entre os destaques da programação do Povos Sagrados está a série de oficinas Bioconstrução: A casa indígena, na qual o público terá a oportunidade de construir uma opã (casa indígena guarani) de cinco metros quadrados que ficará exposta na área de convivência da unidade. As oficinas gratuitas não são sequenciais e acontecem entre 4 e 7 de abril, das 14h às 17h. As inscrições devem ser feitas no local.

Outra atração de peso na programação é a mesa de debate intitulada "Um panorama atual do Brasil indígena", com os antropólogos Eduardo Viveiros de Castro, professor e doutor em Antropologia social do Museu Nacional do Rio de Janeiro, e Luiz Euzébio, cacique do Tekoa Peguaoty, de Sete Barras, no Vale do Ribeira. A mesa, no dia 26 (quarta-feira), será mediada por Maria Inês Ladeira, sócio-fundadora do CTI.

Durante todo o mês, o público que passar pela unidade do Sesc (rua Barão de Piratininga, 555) poderá conferir gratuitamente uma exposição fotográfica Retratos em tempos de guerra, realizada pelo Vídeo nas Aldeias, projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil.

No dia 7 (sexta-feira), às 20h, a área de convivência recebe o grupo de rap Brô MC"s, formado por jovens indígenas da aldeia Jaguapirú Bororó, de Dourados (MS). A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

No dia 21, o ginásio da unidade recebe a banda de metal Arandu Arakuaa, que mescla sonoridade do rock pesado contemporâneo à música indígena e regional brasileira e letras nos idiomas indígenas tupi, xerente e xavante, inspiradas nas lendas, ritos e lutas dos povos indígenas do Brasil, buscando contribuir para a divulgação e valorização de suas manifestações culturais, subestimadas durante os séculos. Os ingressos custam R$ 17 e serão vendidos a partir 12 na bilheteria da bilheteria.

Na área da dança, o Sesc Sorocaba recebe no dia 22 (sábado), às 20h, o espetáculo Xapiri Xapiripe - Lá onde a gente dançava sobre espelhos, da Cia Oito Nova Dança. O espetáculo é inspirado no ritual de povos yanomami, que chamam os espíritos ou ancestrais animais dançando e cantando. Os ingressos custam R$ 17 (inteira).



http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/776300/debate-com-viveiros-de-castro-rap-e-rock-em-tupi-estao-entre-as-atracoes
Índios:Questão Indígena

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Dourados
  • TI Peguaoty
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.