Operação do Exército apreendeu madeira ilegal e material de garimpo na TI Yanomami

Folha Web folhabv.com.br - 05/04/2017
Iniciada no dia 23 de março deste ano, a Operação Curaretinga IX, encerrada no início desta semana, apreendeu em 12 dias mais de 3.359m³ de madeira e material de garimpo ilegal no interior da Terra Indígena Yanomami. De acordo com a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª BdaInfSl), a operação ocorreu em todo arco fronteiriço do estado de Roraima e as ações foram amparadas nas Leis Complementares 97/1999, 117/2004 e 136/2010.

O Exército também ressaltou as apreensões nas rodovias e a presença nas regiões mais desertas do Estado. Segundo informações da 1ª Brigada, foram realizados patrulhamentos na faixa de fronteira, bloqueios nas estradas, patrulhamento e bloqueio nos rios do Estado. A proteção ao meio ambiente foi garantida por meio da coação a ilícitos ambientais e promoção de saúde às comunidades indígenas por meio de Ações Cívico-Sociais (ACISO).

Durante a operação, foram percorridos mais de nove mil quilômetros em terra e 1.587 quilômetros em transporte fluvial. Nos 47 postos de bloqueio, mais de cinco mil veículos foram vistoriados. Ao todo, 984 militares e 86 agências parceiras realizaram a ação. Apesar do término da operação, a 1ª BdaInfSl frisou que vai permanecer, junto a outros órgãos, controlando o acesso ao rio Uraricoera, com a finalidade de evitar ilícitos transfronteiriços e ambientais.

Outros materiais apreendidos foram: pneus, telefone satelital, motosserra sem documentação, máscaras de mergulho, telefones celulares, uma balsa, sete acampamentos de garimpo e um motor para bomba. Durante a Operação Curaretinga IX, foram realizados mais de três mil atendimentos médicos e odontológicos e 667 procedimentos de prevenção de saúde. No total, quase três mil medicamentos foram distribuídos.


PARCEIROS - Dentre os parceiros, estiveram o Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Receita federal do Brasil (RFB), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria de Segurança Pública (SESP), Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR), Distrito Sanitário Especial Indígena - Yanomami (DSEI-Yanomami), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) e Força Aérea Brasileira (FAB). (A.G.G)



http://folhabv.com.br/noticia/Operacao-do-Exercito-apreendeu-madeira-ilegal-e-material-de-garimpo-na-TI-Yanomami/27131
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.