Em doze dias, exército apreende mais de 3 mil metros de madeira

Folha Web folhabv.com.br - 04/04/2017
Em doze dias de operação, 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) foram apreendidos 3.359m3 de madeira proveniente de extração ilegal, na região sul do Estado de Roraima.

Além dessa apreensão, a operação também encontrou material de garimpagem ilegal no interior da Terra Indígena Yanomami (TIY).

Com início no dia 23 de março, a operação foi finalizada nessa segunda-feira (03) e alcançou todo arco fronteiriço de Roraima, realizando patrulhamentos da faixa de fronteira, bloqueios nas estradas, patrulhamento e bloqueio nos rio, bem como a proteção do meio ambiente através da coação a ilícitos ambientais e promover saúde às comunidades indígenas, por meio de Ações Cívico Sociais, como atendimentos médicos e odontológicos.

Ao todo, cerca de 984 militares acompanharam a operação, divididos em 115 viaturas, 11 embaracações e 4 aeronaves.

Apesar do término da Operação Curaretinga IX, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), em parceria com a Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR), Distrito Sanitário Indígena Yanomami (DSEI-Y) e Fundação Nacional do Índio (FUNAI) permanecerão controlando o acesso ao Rio Uraricoera, com a finalidade de evitar ilícitos transfronteiriços e ambientais.


Parceria

Participam em parceria durante a operação, o Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Receita federal do Brasil (RFB), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Brasileira de inteligência (ABIN), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria de Segurança Pública (SESP), Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR), Polícia Civil do Estado de Roraima (PCRR), Distrito Sanitário Especial Indígena - Yanomami (DSEI-Yanomami), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Social da Indústria (SESI), Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (SETRABES), Secretaria de Saude do Estado de Roraima (SESAU) e Secretaria de Educação do Estado de Roraima (SEED), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Força Aérea Brasileira (FAB) e Faculdade Cathedral (FAC CATHEDRAL).



http://folhabv.com.br/noticia/Em-doze-dias--exercito-apreende-mais-de-3-mil-metros-de-madeira/27114
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.