Exército apreendeu 751 munições durante operação 'Curaretinga IX' em RR

G1 g1.globo.com - 04/04/2017
O Exército apreendeu em Roraima 751 munições durante a operação 'Curaretinga IX'. A maioria foi recolhida na Terra Indígena Yanomami, onde há garimpo ilegal. O balanço foi divulgado na tarde desta terça (4).

Conforme detalhou o Exército, foram apreendidas dez calibre 12, três calibre 20, 12 calibre 36, 30 calibre 380, 125 calibre 28, 60 calibre 38, 180 calibre 16, 320 calibre 20 e 11 calibre 32.

As fiscalizações ocorreram de 23 de março a 3 de abril. Além das munições, foram apreendidos na área indígena 2,7 Kg de ouro, cinco balsas usadas no garimpo, mercúrio, mangueiras e outros itens usados na extração ilegal de minério.

Durante as ações, ocorreram bloqueio nas estradas, patrulhamento nos rios e atividades de proteção ao meio ambiente, o que resultou na apreensão de 359 m³ de madeira extraída ilegalmente.

As fiscalizações foram executadas pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva e teve o apoio de órgãos de segurança pública, de fiscalização, ambientais, de serviços, educação e saúde.

"Apesar do término da Operação Curaretinga IX, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em parceria com a Polícia Militar do Estado de Roraima, Distrito Sanitário Indígena Yanomami (Dsei-Y) e Fundação Nacional do Índio (Funai), permanecerão controlando o acesso ao Rio Uraricoera, com a finalidade de evitar ilícitos transfronteiriços e ambientais", informou o Exército.


Ações Cívico Sociais

O Exército também promoveu ações cívico sociais em comunidades no interior do estado. Conforme os dados, durante o período foram realizados 1,7 mil atedimentos médicos, 1,7 mil atendimentos odontológicos, 667 serviços de prevenção de saúde e distribuídos mais de 2,9 mil medicamentos.

Os militares fizeram ainda 117 atividades culturais, duas manutenções e reparos em instalações e 965 atividades sociais.



http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/exercito-apreendeu-751-municoes-durante-operacao-curaretinga-ix-em-rr.ghtml
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.