A Procuradoria da República em Chapecó (SC) promove nesta quarta-feira (19) dois importantes eventos para comemorar o Dia do Índio. No período da tarde, das 14h às 17h, a Praça Coronel Bertaso será palco de palestras, danças, exposições e venda de artesanato. Em seguida, os indígenas farão uma caminhada até a Câmara Municipal de Vereadores, onde será realizada a audiência pública "Desafios Atuais dos Povos Indígenas do Oeste de Santa Catarina", no auditório daquela Casa Legislativa, das 17h às 20h30, e que contará também com a presença de diversas entidades do município e da região.
Esse será o terceiro dia de atividades promovidas pela Procuradoria da República em Chapecó dentro da programação do #ABRILindígena do Ministério Público Federal (MPF). O primeiro evento foi realizado em 5 de abril, quando o procurador da República Carlos Humberto Prola Júnior proferiu palestra com o tema "Direitos dos Índios à Luz da Antropologia e da História do Oeste Catarinense", na Universidade Comunitária da Região de Chapecó-UnoChapecó. Após a palestra, houve um debate com lideranças, alunos e professores indígenas e não indígenas, das áreas de Direito e dos cursos de licenciatura intercultural indígena da universidade.
Em 10 de abril foi realizado o Seminário "Povos Indígenas e Proteção ao Meio Ambiente no Oeste de Santa Catarina", na Escola Cacique Vahnkre, na Terra Indígena Xapecó, no município de Ipuaçu, que contou com debatedores do MPF/SC, de professores universitários (Unoesc e UnoChapecó) e, do chefe da Divisão Técnica da Superintendência do Ibama, representantes da Funai e indígenas da região.
Workshop
Fechando o "Abril Indígena" em Santa Catarina, a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado e o apoio do Ministério Público de Contas de Santa Catarina, realizará, em Florianópolis, nos dias 27 (das 13h às 18h30) e 28 de abril (das 8h30 às 12h), o workshop "Desafios da Educação Escolar Indígena", que terá como tema central do evento a discussão sobre a criação do cargo de professor indígena em Santa Catarina e demais estados do sul do país. A iniciativa contará com a participação de procuradores, parlamentares, secretários de educação, universidades, lideranças e professores indígenas, além de diversos outros órgãos e entidades ligadas à educação escolar indígena.
http://www.mpf.mp.br/sc/sala-de-imprensa/noticias-sc/abrilindigena-dia-do-indio-e-celebrado-com-evento-festivo-e-audiencia-publica-em-chapeco
PIB:Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Xapecó
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.