Cinco agências são notificadas por turismo irregular em terra indígena de Roraima

G1- http://g1.globo.com - 18/04/2017
Cinco agências que atuavam de maneira irregular em Uiramutã, ao Norte de Roraima, foram notificadas e terão de se regularizar, informou nesta terça-feira (18) a Fundação Nacional do Índio (Funai).

As agências devem, segundo a Funai, se adequar a intrução normativa que trata das normas e diretrizes relativas às atividades de visitação para fins turísticos em terras indígenas.

Embora exista a norma, a chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial, Inayê Uliana Perez, explicou que o turismo em terras indígenas deve ser feito, primeiramente, com autorização das comunidades.

A parceria, segundo ela, não existia entre as cinco agências notificadas e as comunidades onde ocorriam o turismo. O nome das empresas notificadas não foi divulgado pela Funai.

"Identificamos cinco empresas que vendiam pacotes para o Uiramutã. Nesses casos a iniciativa era totalmente das empresas, os indígenas não tinham participação. Com a notificação, elas terão de se adequar. Mas vai depender da autorização da comunidade. Eles são os donos da casa", explicou Inayê.

Na prática, segundo explicou a Inayê, a notificação é administrativa. Desse modo as empresas que não se adequarem correm o risco de serem barradas ao tentar ingressar nas terras indígenas.

"Eles podem ser impedidos de entrar, porque nós [Funai] podemos montar barreiras, os indígenas podem montar barreiras", citou, acrescentando que as notificações foram efetuadas após reclamações de indígenas do Uiramutã e de pesquisas na internet.


Normas para turismo em áreas indígenas


A Instrução Normativa número 3 foi criada em 2015 pela Funai. Entre as regras estão a criação de um plano de visitação que envolve público alvo, frequência, delimitação do roteiro, e obediência a regras que possam ferir o direito indígena.


Uiramutã


Localizado ao Norte de Roraima, o município de Uiramutã fica localizado na terra indígena Raposa Serra do Sol. Com 88,1% de população indígena, segundo o Censo de 2010 do IBGE, esta é a região que possui a maior proporção de população indígena do país e concentra o maior número de índios de Roraima.



http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/cinco-agencias-sao-notificadas-por-turismo-irregular-em-terra-indigena-de-roraima.ghtml
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.