Índios catarinenses participam de protesto em Brasília por demarcação de terras

Diário Catarinense http://dc.clicrbs.com.br - 25/04/2017
Pelo menos 22 índios da comunidade Morro dos Cavalos, em Palhoça, estão entre os manifestantes que foram recebidos por balas de borracha e gás lacrimogêneo nesta terça-feira na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Também há representantes de outras aldeias de Santa Catarina. Os indígenas participam do Acampamento Terra Livre 2017, mobilização nacional para cobrar direitos e políticas públicas para os povos tradicionais. A confusão começou quando cerca de 200 caixões pretos eram colocados no local para simbolizar o genocídio dos povos indígenas.

A intenção era fazer uma crítica à bancada ruralista.

- Fomos pegos de surpresa, pois quando chegamos para a manifestação pacífica não havia policiais. O clima ficou muito tenso, mas apesar do uso do gás, nenhum de nós saiu ferido - contou por telefone ao DC Eunice Kerexu, uma das lideranças do Morro dos Cavalos.

Cerca de 3 mil índios participam do Terra Livre 2017. A manifestação começou em frente ao Teatro Nacional. Portando objetos típicos e faixas com os dizeres "Não ao retrocesso dos direitos indígenas" e "Retire os madeireiros das terras indígenas", o grupo marchou em direção ao Congresso. Entre as reivindicações da mobilização deste ano estão a retomada das demarcações de terras indígenas, o fortalecimento de órgãos de política indigenista como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde; e o combate ao avanço da mineração em áreas indígenas, principalmente na Região Norte.

- Não vamos nos intimidar e continuaremos na luta. Viajamos de todos os cantos do país para mostrar nossa força - disse Eunice, explicando que a agenda de hoje do acampamento está mantida.

De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), 3 mil pessoas participaram do encontro. Mais do que o divulgado pela Polícia Militar, que estima em 2 mil. Conforme a PM, bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral foram disparadas após os manifestantes descumprirem o acordo de não bloquear as vias de acesso e invadirem os prédios.

As lideranças indígenas divulgaram que quatro pessoas do grupo foram presas. A PM rebate a informação, alegando que ninguém foi detido ou ferido. O comando da PM do Distrito Federal informou que mais de 50 flechas lançadas contra os militares foram recolhidas.




http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2017/04/indios-catarinenses-participam-de-protesto-em-brasilia-por-demarcacao-de-terras-9780445.html
Índios:Política Indígena

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Morro dos Cavalos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.