"Fogo na Floresta" denuncia desmatamento e mudanças climáticas no Xingu

Brasileiros - http://brasileiros.com.br - 26/04/2017
"Fogo na Floresta" denuncia desmatamento e mudanças climáticas no Xingu
Produzido pelo Instituto Socioambiental e dirigido por Tadeu Jungle, o filme é composto por imagens 360 graus que levam o espectador a viajar pelo dia a dia da tribo, inclusive o principal problema que as comunidades da região do Alto Xingu enfrentam: as queimadas

André Neves Sampaio
26/04/2017 14:07, atualizada às 27/04/2017 11:34

Todo brasileiro já ouviu falar sobre os índios, as tribos e seus costumes, mas poucos têm a oportunidade, ou o interesse de viajar até uma tribo indígena. Pensando em retratar a rotina da Tribo Waurá, do Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, o Instituto Socioambiental , em parceria com a Academia de Filmes, lança o filme Fogo na Floresta, um curta-metragem de 7 minutos em realidade virtual.
O fogo é usado como método de sobrevivência dos índios, principalmente como forma de abertura de roças, há muito anos, mas, devido ao desmatamento e às mudanças climáticas, a atividade está se tornando incontrolável. "A valorização das commodites de soja resultou em aumento drástico de desmatamento na região. Desde o início da década de 80 até hoje, cerca de 6 milhões de hectares foram desmatados no entorno do Parque Indígena do Xingu. Isso impacta diretamente o clima da região, mudando a intensidade das chuvas e deixando o clima mais seco", conta Paulo Junqueira, coordenador do ISA no Xingu e produtor do filme.
O diretor Tadeu Jungle conta que logo que chegaram na aldeia já se depararam com fogo no entorno e perceberam que além das plantações, do futebol, das cerâmicas, o fogo também faz parte do cotidiano da comunidade, sendo um problema iminente. "O filme em realidade virtual pode adquirir um impacto nos espectadores pois eles se envolvem com a história de maneira imersiva e, consequentemente, conhecem o dia a dia dos Waúra", diz o diretor.
Fogo na Floresta também passeia pelas atividades da tribo como o jogo de futebol, a cerâmica, o produção de farinha, a educação em sala de aula, entre outras atividades da rotina. Para quem nunca teve a oportunidade de conhecer uma comunidade indígena, o filme em realidade digital consegue transportar por 7 minutos o espectador direto para dentro da tribo. Como disse Paulo Junqueira em entrevista: "O Brasil precisa conhecer o Brasil".
O lançamento oficial do filme ocorre nesta quinta-feira (27), no Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade", às 18h. Duas lideranças Waurá também participarão do lançamento em um debate.
O ISA apoia os povos do Xingu a se defender dos efeitos do desmatamento e das mudanças climáticas com formação de brigada indígena de prevenção e combate a incêndios, resgate de técnicas de queima controlada da roças, estudo sobre os efeitos das queimadas nas aldeias, restauração florestal dentro e fora do Parque Indígena do Xingu e monitoramento diário de focos de calor via satélite, entre outras atividades.
Além do Festival "É Tudo Verdade", o filme também participará da 5ª mostra de cinema Ecofalante e em junho será lançado na internet.


http://brasileiros.com.br/2017/04/fogo-na-floresta-denuncia-desmatamento-e-mudancas-climaticas-no-xingu/
ISA na Mídia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.