Curta em 3D mostra cultura do povo Waurá em festival internacional nesta quinta

Radio Agência - http://radioagencianacional.ebc.com.br/cultura - 27/04/2017
Curta em 3D mostra cultura do povo Waurá em festival internacional nesta quinta

Sheily Noleto

O filme "Fogo na Floresta - Um dia na Aldeia do Povo Waurá" será lançado nesta quinta-feira (27) durante o Festival Internacional de Documentários "É tudo verdade", no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista.
Como você acha que é uma aldeia indígena? Você já imaginou estar no meio da floresta durante um incêndio? O filme, do diretor Tadeu Jungle, quer causar essa impressão.
Feito em realidade virtual, o curta-metragem tem 7 minutos e leva os espectadores para o meio de uma aldeia do povo Waurá, no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso.
As imagens foram feitas em 360 graus, o que permite ao espectador ter a sensação de estar no meio da cena, se ele usar um óculos de realidade virtual. Essa experiência foi levada aos indígenas antes das gravações.
"Eu levei um óculos de realidade virtual para eles poderem ver um vídeo em realidade virtual", ressaltou Tadeu Jungle. Acrescentou que depois que explicou como funcionava o vídeo, os indígenas waurá "adoraram".
Tadeu Jungle revela que a tecnologia vai mostrar o cotidiano dos waurá, com direito a ritos e costumes tradicionais e algumas novidades bem comuns em todos os cantos do país, como o uso de motocicletas e uma partida de futebol.
Leia mais
Evento reúne 3 mil pessoas em Brasília e discute ameaça aos direitos indígenas
Povos Indígenas: conheça os direitos previstos na Constituição
Em Manaus, Marcha da Resistência cobra direitos da população indígena
Também vai ajudar a mostrar a dimensão da ameaça do fogo em territórios indígenas. Ameaça que vem com uma prática milenar afetada por mudanças climáticas, como relata o cineasta.
Jungle explica que "o índio sempre colocou fogo na sua roça de mandioca", só que atualmente a floresta, que era úmida, está muito seca.
O desafio, segundo ele, é omo parar este costume milenar indígena que faz com que a floresta do Parque Nacional do Xingu seque e pegue fogo.
O documentário, que tem narração da atriz Fernanda Torres, já foi apresentado ao povo Wuará.
A estreia será às 18h de hoje, no Centro Cultural São Paulo, durante o Festival Internacional de Documentários "É tudo verdade". Será o primeiro em realidade virtual e também o primeiro feito com um povo do Xingu a ser exibido no evento.
Em meados de junho, o filme fica disponível no YouTube, Apple Store e Google Play, quando bastará digitar "Fogo na Floresta".
A dica do cineasta é: use um óculos de realidade virtual e sinta-se bem no meio da aldeia.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/cultura/audio/2017-04/curta-em-3d-mostra-cultura-do-povo-waura-em-festival-internacional-nesta
ISA na Mídia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.