Fogo na floresta

Clube de Criação - http://www.clubedecriacao.com.br/ultimas - 28/04/2017
Fogo na Floresta
Cotidiano indígena em curta realizado em realidade virtual

O curta-metragem "Fogo na Floresta", coprodução do Instituto Socioambiental (ISA) e da Academia de Filmes, foi lançado durante o Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade", no final da tarde desta quinta-feira (27), no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista.

Dirigido por Tadeu Jungle e narrado pela atriz Fernanda Torres, o filme de 7 minutos em realidade virtual (assista ao trailer abaixo) busca transportar o público para o meio de uma comunidade indígena do povo Waurá, no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso.

O curta traz cenas em 360o e aborda uma ameaça local: o fogo fora de controle.

"Chegamos na aldeia focados em mostrar a rotina dos índios, mas de cara flagramos um incêndio poucos metros de uma maloca. O filme ganhou uma urgência imediata", defende Jungle.

"O Parque Indígena do Xingu, casa dos Waurá e de outros 15 povos, é hoje uma ilha de floresta cercada por fazendas de soja por todos os lados", lamenta André Villas Bôas, secretário executivo do ISA. "O descontrole do fogo é o resultado direto dos desmatamentos no entorno do Xingu que alteram os padrões de chuva, mudando o clima da região, causando o ressecamento da floresta, tornando-a mais inflamável", complementa.

"Fogo na Floresta" começa a ser ativado em uma série de eventos promovidos pelo ISA e pela coprodutora Academia de Filmes nos próximos meses. O filme também estará disponível em meados de junho para exibição em 360 graus na internet, no canal do ISA no YouTube, bem como via aplicativos "Fogo na Floresta" (português) e "Fire in the Forest" (inglês) na Apple Store e na Google Play Store, gratuitamente.

http://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/fogo-na-floresta/
ISA na Mídia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.