Governo vai conectar Roraima ao sistema nacional de energia

O Globo, Economia, p. 23 - 12/05/2017
Governo vai conectar Roraima ao sistema nacional de energia
Recursos de fundo setorial vão bancar ampliação de linha de transmissão até Boa Vista

Manoel Ventura

BRASÍLIA - O país deve finalmente livrar Roraima da dependência de energia elétrica da Venezuela, que enfrenta grave crise social e econômica. O estado, que faz fronteira com os vizinhos sul-americanos, deve ser ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de um linhão de transmissão de energia cujo projeto está parado há anos. Agora, o governo decidiu usar recursos do fundo setorial Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) para bancar o empreendimento, cujo orçamento inicial está entre R$ 1,3 bilhão e R$ 1,5 bilhão.
O governo também vai liberar o licenciamento da Funai que ainda está pendente, pois parte da obra está em área indígena.
A maior parte da energia elétrica consumida em Roraima (72%) tem como origem a Venezuela. O restante (28%) é gerado a partir de usinas termelétricas. Os dois casos são problemáticos. A energia oriunda da Venezuela é considerada cara e instável. As falhas frequentes prejudicam o fornecimento no estado e atrapalham a economia local. A alternativa são as usinas termelétricas, cada vez mais acionadas devido à deterioração da linha de transmissão entre Brasil e Venezuela. A CCC é bancada por todos os brasileiros, embutida nas contas de luz.
Roraima é o único estado do país que ainda não integra o SIN. A expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda neste ano e fiquem prontas até o fim de 2018.
O decreto que permite os aportes da CCC já foi assinado pelo presidente Michel Temer e deverá ser publicado nos próximos dias. A construção da linha que ligará Boa Vista a Manaus, se integrando ao Linhão de Tucuruí - e, consequentemente, ao SNI - será feita pela Eletronorte. Inicialmente, a obra havia sido entregue à Transnorte Energia, que tem como sócios a Alupar (com 51%) e a Eletronorte. A Alupar, porém, decidiu sair do empreendimento. A linha tem mais de 1.400 quilômetros e foi licitada em 2011. Ela deveria ter entrado em operação em 2015.

O Globo, 12/05/2017, Economia, p. 23

https://oglobo.globo.com/economia/governo-vai-conectar-roraima-ao-sistema-nacional-de-energia-21329510
Energia:Política Energética

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Waimiri Atroari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.