Lideranças indígenas agradecem ações da prefeitura na Reserva

Agora MS- https://www.agorams.com.br - 10/05/2017
Um grupo de lideranças indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó esteve na prefeitura esta semana para agradecer à prefeita Délia Razuk pelas ações que o município tem desenvolvido no interior da reserva local. Eles estavam acompanhados do advogado Wilson Matos, índio da etnia Terena e titular da CEAID (Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados).

As lideranças agradeceram, principalmente, pelos reparos nas estradas, "que além de possibilitar o escoamento da produção garante condições para o transporte dos alunos até as escolas e o trânsito de ambulâncias também", conforme atestou Luciano Arévalo, que aproveitou para cobrar o mesmo serviço em outras estradas.

Os moradores da Reserva Indígena também pediram à prefeita estudos no sentido de colocar em funcionamento o posto de saúde, e apresentaram demandas para as áreas da agricultura, educação, esporte e lazer.

Eles destacaram "o carinho de dona Délia para com a nossa comunidade" e pediram olhar especial para políticas de resgate da cultura deles e o apoio da prefeitura na realização de atividades onde possam comercializar a produção artesanal.

Também defenderam parcerias com a rede hoteleira no sentido de retomar os passeios que caravanas de turistas, a maioria estrangeiros, faziam à reserva indígena.


Miss


Acompanhando a comitiva, a Miss Indígena 2017, Marjorie Machado foi apresentada à prefeita, que fez questão de ser fotografada com a representante. Marjorie, 20 anos, é da etnia Terena e foi escolhida entre outras dez concorrentes. Ela concluiu o ensino médio e agora se prepara para prestar vestibular.



https://www.agorams.com.br/jornal/2017/05/liderancas-indigenas-agradecem-acoes-da-prefeitura-na-reserva/
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Dourados
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.