Família indígena foge para mata ao ter casa invadida por cheia de rio em Uiramutã, Norte de RR

G1- http://g1.globo.com - 19/05/2017
Uma família de sete indígenas, entre eles cinco crianças, fugiu para mata ao ter a casa invadida pelo rio Maú, em Uiramutã, região Norte de Roraima. Eles se preparavam para retornar para a propriedade nesta sexta-feira (19) quando foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com os Bombeiros, na quinta (18), ao ter a casa tomada pela água, a família seguiu pela mata até uma fazenda, onde conseguiu abrigo. Eles moram na comunidade das Caveiras, distante 10 km da sede de Uiramutã.

O rio Maú subiu repentinamente na madrugada de quinta (18) e deixou vários moradores isoladas. O Exército, ainda na tarde do ocorrido, conseguiu retirar famílias de sete comunidades atingidas com pela cheia do rio.

A família chegou a ser dada como desaparecida. Os Bombeiros faziam buscas na região, quando os encontrou. A fazenda onde eles receberam apoio fica em uma área de serras.

Aos Bombeiros, o chefe da família, Josemir Francisco Pereira da Silva, de 34 anos, disse que o rio subiu repentinamente e chegou a atingir cinco metros. Eles recolheram os pertences e foram para a mata.

"A água atingiu cerca de 1,5m acima do nível do piso da casa de Josemir. As pequenas produções de milho, batata e outros gêneros, foram perdidas com a inundação, além do comprometimento da estrutura da casa, por conta da água", informou a Comunicação do governo.

Depois de retornar para casa, a família recebeu atendimentos médico e odontológico, disponibilizados pelo Exército Brasileiro e Prefeitura Municipal de Uiramutã.


Defesa Civil fez sobrevoo para avaliar locais mais atingidos


Uma equipe formada por militares da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil fez nesta sexta um sobrevoo em Uiramutã a fim de identificar os locais mais atingidos pela cheia dos rios da região.

"Essa equipe está na sede do município fazendo uma avaliação dos danos causados. Além disso, os militares estão realizando levantamento dos recursos disponíveis no local e as reais necessidades para restabelecimento da normalidade no município de Uiramutã", disse o governo.


Cheia do rio Maú


A cheia do rio Maú, em Uiramutã, deixou vários moradores isolados. De acordo com o prefeito Dedel Araújo (PP), a ponte que leva ao município, na BR-171, ficou submersa na quinta (18).

Segundo ele, as comunidades indígenas Kumapai, com pelo menos 63 pessoas, e Caxirimã, com mais de 100, são as mais afetadas pelo cheia do rio.

Equipes do Exército retirou famílias de sete comunidades. As localidades atendidas foram Kumapai, Nova Esperança, Monte Moriá 1, Sitio São Mateus Prototó, Canã, Ximaral e Lage.

Os locais prejudicados pela cheia ficam na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS). O município de Uiramutã fica no extremo Norte de Roraima e possui cerca de 9 mil habitantes, segundo o IBGE.



http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/familia-indigena-foge-para-mata-ao-ter-casa-invadida-por-cheia-de-rio-em-uiramuta-norte-de-rr.ghtml
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.