Garimpo ilegal é descoberto em área próxima de aldeia indígena no interior do Amapá

G1 g1.globo.com - 25/05/2017
Uma vistoria de órgãos ambientais identificou um garimpo clandestino na comunidade do Tucano II, próximo à aldeia Indígena Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari, a 183 quilômetros de Macapá. Gerador de energia, britadeiras eletrônicas, retroescavadeiras e bombas d'água foram apreendidos no local. Fiscalização ocorreu na quarta-feira (24).

Segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o responsável pela atividade irregular tinha autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para realizar apenas pesquisas de viabilidade mineral na região. O documento, que venceu em 2016, foi concedido como pessoa física e não permitia a exploração na área.

"Durante a vistoria, detectamos além da licença vencida, a criação de uma infraestrutura para exploração de minério, como extensão dos ramais, construção de pontes e maquinário no local caracterizando crime ambiental", informou Eraldo Neves, chefe do Núcleo de Gestão da Floresta Estadual do Amapá (Flota), do IEF.

Será registrado um auto de infração que pode resultar em multa para o responsável da estrutura. De acordo com as equipes de fiscalização, ele foi notificado, teve a licença já vencida cancelada.

A ação contou com a participação de equipes do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do IEF.



http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/garimpo-ilegal-e-descoberto-em-area-proxima-de-aldeia-indigena-no-interior-do-amapa.ghtml
PIB:Amapá/Norte do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Waiãpi
  • UC Amapá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.