Painéis solares substituem diesel e levam eletricidade a indígenas

FSP, Foco nas Cidades, p. 4 - 28/05/2017
Painéis solares substituem diesel e levam eletricidade a indígenas
Posto de saúde, escolas e casas agora têm energia 24 horas por dia

Os indígenas da comunidade Darora já não dependem mais do óleo diesel para ter garantido o seu suprimento de energia elétrica.
Localizada a cerca de 8o km ao norte do centro de Boa Vista, na porção sul da reserva indígena São Marcos, a comunidade foi escolhida para ser o projeto- piloto de um programa que vai levar energia limpa e sustentável a várias áreas remotas da região.
Os quatro enormes painéis foram instalados em meados do ano passado e começaram a funcionar parcialmente em setembro. Em março deste ano, já operando com força total, foram inaugurados oficialmente.
Com eles, o posto de saúde, as duas escolas (uma estadual e uma municipal) e várias casas têm energia 24 horas por dia. Antes, a eletricidade vinha de um gerador, que funcionava apenas algumas horas por dia e consumia 1.500 litros de diesel por mês.
AUMENTO DA DEMANDA
O projeto-piloto foi tão bem- sucedido que precisará ser ampliado em breve para responder ao aumento da demanda. Com a garantia de energia constante, os indígenas passaram a utilizar mais eletrodomésticos.
"O dimensionamento das placas solares foi feito para atender à demanda de energia que havia àquela época na comunidade. Mas, com o sucesso do projeto, a demanda energética foi crescendo, porque a comunidade viu que estava funcionando. Agora precisaremos instalar mais painéis para aumentar a oferta de energia", explica Marlon Buss, secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas de Boa Vista.
A primeira tuxaua (líder local) de Darora, Beni, se mostra entusiasmada com o projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista em sua comunidade.
"Está dando muito certo. Agora temos energia a qualquer hora. Os alunos podem, por exemplo, usar os computadores das escolas o dia todo", afirma.
Nas duas escolas da reserva indígena, além das aulas tradicionais, as crianças também aprendem 0 macuxi, língua falada por seus ancestrais.
Em Darora, nome de uma árvore da região, vivem 276 pessoas, divididas em 47 famílias.


FSP, 28/05/2017, Foco nas Cidades, p. 4

http://estudio.folha.uol.com.br/foco-nas-cidades-boa-vista/2017/05/1887675-paineis-solares-substituem-diesel-e-levam-eletricidade-a-indigenas.shtml
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI São Marcos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.