Fiscais identificam garimpo irregular perto de comunidade indígena no Amapá

Rádio Agência Nacional radioagencianacional.ebc.com.br - 26/05/2017
Equipes do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá, do Instituto Estadual de Florestas e do Ibama identificaram nesta semana o início de exploração mineral irregular no município de Pedra Branca do Amapari.

De acordo com informações do governo do Estado, a área de garimpo fica na comunidade do Tucano II, próximo à aldeia Indígena Wajãpi.

O chefe do Núcleo de Gestão da Floresta Estadual do Amapá, Eraldo Neves, explicou que havia uma autorização concedida a uma pessoa física, pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, para realizar pesquisas de viabilidade mineral no local, mas o documento perdeu a validade no ano passado e não foi renovado.

Além da licença vencida, foi identificada a criação de uma infraestrutura para exploração de minério, como construção de pontes e maquinário no local, o que caracteriza crime ambiental.

Os fiscais apreenderam equipamentos como: gerador de energia, britadeiras eletrônicas, retroescavadeiras e bombas d'agua.

O material foi fotografado e será usado como prova para que seja aberto o auto de infração para multar o responsável, que já foi identificado pelos órgãos ambientais. Além de notificado, ele teve a licença, que estava vencida, cancelada.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-05/fiscais-identificam-garimpo-irregular-perto-de-comunidade-indigena-no-amapa
PIB:Amapá/Norte do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Waiãpi
  • UC Amapá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.