Uiramutã decreta emergência após enxurrada afetar mais de 900 índios em RR; 'situação é gravíssima', diz prefeito

G1- http://g1.globo.com - 22/05/2017
O prefeito de Uiramutã, Dedel Araújo (PP), decretou nesta segunda-feira (22) situação de emergência no município. A cheia súbita dos rios Uailã e Maú afetou 936 índios na localidade que é circunscrição da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol.

"A situação é gravíssima no Uiramutã. Estive sobrevoando a área prejudicada pela cheia e há lugares em que as famílias perderam toda a roça de arroz, milho, casas de farinha, criações de galinha e porco", disse o prefeito.

Desde a madrugada de quinta-feira (18), quando os rios encheram repentinamente, 45 habitações foram danificadas em 15 comunidades indígenas. Segundo a Defesa Civil do estado, não há registro de mortos ou feridos e ainda não há um número preciso de desabrigados.

Algumas casas tiveram partes da estrutura levadas pela água e outras ficaram submersas. Duas escolas também foram atingidas e estão sem funcionar desde então.

"É uma situação que chega a dar pena, você olha aquelas roças e vê que nosso povo perdeu tudo", Dedel Araújo, prefeito de Uiramutã.

Com o decreto de emergência a prefeitura espera receber ajuda financeira do governo federal.

De acordo com o secretário de Planejamento e Finanças do município, Gilson Almirante, o Formulário de Informações do Desastre (Fide), exigido pelo governo federal, já foi enviado e agora aguarda o reconhecimento da situação por parte da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A cheia em Uiramutã é considerada histórica, de acordo com o governo. No dia da enxurrada, conforme o coronel Doriedson Ribeiro, chefe da Defesa Civil, o rio Maú, onde o Uailã desemboca, subiu 5 metros.


Risco para surto de doenças


Desde o dia em que os rios subiram, equipes do Exército, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretararia de Saúde Indígena (Sesai) estão no município e atuam para ajudar as populações afetadas.

Os desabrigados, de acordo com o prefeito, estão sendo levados para um local improvisado na comunidade Uiramutanguen, que não foi afetada pela enxurrada, e também para uma escola municipal na sede de Uiramutã.


Prefeitura e governo fazem campanha de doações


A prefeitura de Uiramutã e o governo do estado, por meio da secretaria Estadual do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes) estão fazendo uma campanha para arrecadar doações aos indígenas desabrigados.

Podem ser doados roupas, alimentos, água potável, material de higiene, de limpeza e utensílios domésticos.

Pontos de doação:

- 'SOS Uiramutã' - representação da prefeitura de Uiramutã em Boa Vista, localizada na rua Dr. Arnaldo Brandão, número 905-A, bairro São Francisco, zona Norte. Informações: (95) 3625-8549 e (95) 99143-8487.
- Setrabes - sede da secretaria, localizada na av. Mário Homem de Melo, 2310, sala 78, bairro Mecejana, zona Oeste, das 8h às 18h.



http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/uiramuta-decreta-emergencia-apos-enxurrada-deixar-mais-de-900-indios-desabrigados-em-rr-situacao-e-gravissima-diz-prefeito.ghtml
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.