Ascom 3ª CIPM - http://www.pm.ms.gov.br/ - 22/11/2010
Amambai (MS) - A 3ª Companhia Independente de Policia Militar do 11 BPM em Amambai preocupada com o número de violência, tráfico e consumo de drogas ilícitas e bebidas alcoólicas nas aldeias indígenas da região resolveu realizar um projeto de prevenção e, com apoio da prefeitura, implantou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) Indígena. O chamado Nambo'e Tekohape, que significa ensinar nas aldeias, começou em agosto e tem como público-alvo as crianças e os adolescentes das aldeias Amambai e Limão Verde.
Cento e vinte alunos participaram das aulas ministradas pelo 3 sargento PM Geraldo da Silva. No decorrer do curso foram observados alguns pontos positivos como: interesses dos alunos em aprender os assuntos ministrados sobre o mal que as drogas causam e o orgulho dos pais e professores ao verem os estudantes formarem opiniões de repúdio ao uso de drogas. Os três poderes também demonstraram grande satisfação com os resultados obtidos.
Na manhã da última sexta-feira (19/11), houve a primeira festa de formatura dos 120 (cento e vinte) indígenas na escola Mbo'eroy, Guarani Kaiowá, situada na aldeia. A solenidade contou com a presença do prefeito, vereadores, secretários municipais, diretores de escolas, policiais militares e aproximadamente 1.500 (mil e quinhentos) moradores.
A 3ª.CIPM tem como o objetivo ampliar o programa nas demais aldeias, atingindo também os pais. A ação é fundamental na região que tem localização vulnerável, já que é próxima a fronteira com o Paraguai de onde provém grande parte das drogas ilícitas.
http://www.pm.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=141&id_comp=1403&id_reg=125808&voltar=home&site_reg=141&id_comp_orig=1403
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Aldeia Limão Verde
- TI Amambai
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.