OEI e Aventureiros do Universo realizam observação do céu em aldeia indígena

UFRGS ufrgs.br - 12/07/2017
No próximo dia 14 de julho, sexta-feira, das 18h30 às 22h30, ocorre a noite de observação do céu Astronomia: encontro de dois mundos, com a mediação de sábios e lideranças indígenas Guarani e Juruá. A atividade será na aldeia Tekoá Pindó Mirim, localizada na Terra Indígena de Itapuã, em Viamão. Interessados devem efetuar inscrição pelo e-mail escolanhamandu@gmail.com, com taxa de R$ 10,00 por pessoa para alimentação. O transporte até a aldeia é por conta de cada participante.

O evento faz parte do projeto Tudo que está no céu, também está aqui na Terra e é uma realização entre os Programas de Extensão Observatório Educativo Itinerante (OEI) e Aventureiros do Universo com a aldeia Tekoá Pindó Mirim, a Escola Estadual Indígena Nhamandu Nhemopua, o Planetário e o Museu da UFRGS e o Centro de Formação de Professores - FORPROF/UFRGS.

Programação

- Cerimônia de abertura com a presença da mestra Tala;

- Canto do Coral Guarani Nhamandu;

- Fala dos Karaí (sábios);

- Apresentações dos participantes;

- Roda de contação de história;

- Trilha noturna (levar lanternas);

- Exposição de artesanato;

- Alimentação tradicional Guarani: kaguijy (canjica), jety mbixy (batata assada), pirá mimoi (peixe cozido), avaxi mbixy (milho assado), kavure (massa no espeto) e mbojape (pão assado na cinza);

- Estudo sobre Astronomia com observação das estrelas, com participação da UFRGS e dos Karaí;

- Encerramento com o Coral Guarani.

Mais informações com o Cacique Arnildo Verá Moreira pelo número (51) 99814 8443.



http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/oei-e-aventureiros-do-universo-realizam-observacao-do-ceu-em-aldeia-indigena
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Itapuã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.