Suspeito de assassinar homem a facadas é preso em RR e diz que queria matar espírito maligno indígena

G1 g1.globo.com - 12/07/2017
Um dos suspeitos de matar o indígena Rai Marcelo Branco, de 50 anos, com 40 facadas foi preso nesta quarta-feira (12) no município de Alto Alegre, Norte de Roraima.

Hélio Edio, de 21 anos, e um comparsa que ainda não localizado, admitiram em depoimento ter matado a vítima por ele estar possuído pelo 'Canaimé', um espírito maligno que segundo a crença indígena se apodera de qualquer pessoa para fazer o mal.

O crime ocorreu na Comunidade Indígena Raimundão I, a 110 km de Boa Vista. A vítima teria problemas mentais e morava na casa de um conhecido da região.

O delegado de Alto Alegre responsável do caso, Wulpslander Trajano, informou que pediu à Justiça a prisão dos dois envolvidos, que são indígenas, mas somente Hélio Edio foi preso. Os mandados foram expedidos pela Comarca de Alto Alegre. Os policiais seguem em busca do segundo suspeito.

Segundo os suspeitos disseram na oitiva, o espírito 'Canaimé' se transforma em um animal e possui qualquer pessoa com o propósito de cometer assassinatos.

"O pedido de prisão foi feito semana passada, mas foi deferido somente ontem [terça-feira]. Os dois foram ouvidos nesta semana", relata o delegado. Eles foram liberados ao final do interrogatório em razão de o mandado não ter sido autorizado pela Justiça naquela ocasião.

"Disseram que, na cultura indígena, o Canaimé deve ser morto, esquartejado e ter o coração queimado para que não volte mais. No corpo da vítima, foram encontradas muitas perfurações a faca efetuadas pelos infratores", diz o delegado.

Conforme Trajano, os dois alegaram ainda que mataram a vítima a pedido do líder indígena da comunidade, que negou qualquer relação com a morte de Marcelo Branco.

O líder indígena, segundo o delegado, declarou que jamais ordenou o homicídio. Devido ao crime, foi decidido em reunião que os suspeitos serão expulsos da comunidade indígena.

Hélio Edio foi conduzido à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo onde ficará à disposição da Justiça.


http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/suspeito-de-assassinar-homem-a-facadas-e-preso-em-rr-e-diz-que-queria-matar-espirito-maligno-indigena.ghtml
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Raimundão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.