Cerca de 200 indígenas ocupam o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica São Manoel

Radioagencia Nacional radioagencianacional.ebc.com.br - 17/07/2017


Caciques, pajés, lideranças, guerreiros, mulheres e crianças chegaram ao local na madrugada desse domingo. As informações são do Conselho Indigenista Missionário - Cimi.



A Usina Hidrelétrica São Manoel está sendo construída no Rio Teles Pires, na divisa dos estados de Mato Grosso e Pará.



Os manifestantes afirmam que representam mais de 130 aldeais do povo munduruku e dizem que só saem do local quando tiveram as reivindicações atendidas.



Na lista de 12 exigências estão a realização de consulta prévia sobre obras que afetem seu território, a demarcação da Terra Indígena Sawre Muybu e a criação do Fundo Munduruku para construção da Universidade Indígena e preservação da cultura e história do povo.



Os munduruku denunciam que um cemitério sagrado indígena foi violado durante as obras e os corpos retirados do local.



O movimento quer que as empresas responsáveis pela construção das hidrelétricas São Manoel e Teles Pires devolvam as urnas funerárias.





http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-07/cerca-de-200-indigenas-ocupam-o-canteiro-de-obras-da-usina-hidreletrica-sao
PIB:Tapajós/Madeira

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Sawré Muybu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.