Trocando em Miúdo: Dia Internacional dos Povos Indígenas ainda passa pela conquista de direitos

Radioagência Nacional radioagencianacional.ebc.com.br - 09/08/2017
Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã. Olá, pessoa indígena.



Hoje, 9 de agosto, o mundo comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas e os 10 anos da assinatura da Declaração Internacional dos Direitos dos Povos Indígenas. Então, lá vai a pergunta. Pelo menos aqui, no Brasil, o indígena é respeitado? Vamos nessa.



Primeiro, que direitos são esses que estão garantidos na declaração da ONU para os indígenas? Que direitos? Com a palavra a doutora em direito indígena, Sâmia Barbieri, ex-presidente da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT). Ela falou o seguinte na entrevista para a Rádio ONU, hoje ONU News.



Daí, passo para a pergunta logo a seguir. Doutora em Direito Indígenas, Sâmia Barbieri, neste Dia Internacional dos Povos Indígenas, 10 anos da declaração da ONU. Ela está sendo respeitada? Está sendo respeitado o direito dos povos indígenas?



Direto, então, para a voz de uma pessoa cidadã indígena, da Terra Indígena Icatu. E, para terminar, lembro um trecho do Trocando em Miúdo do Dia do Índio de 2016, que resume a situação que ainda existe neste Dia Internacional dos Povos Indígenas.



Então, tá. Inté e axé.




http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos/audio/2017-08/trocando-em-miudo-dia-internacional-dos-povos-indigenas-ainda-passa
Índios:Direitos Indígenas

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Icatu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.