Índios invadem sede de Dsei em MT contra exoneração de coordenadora

G1 g1.globo.com - 28/08/2017
Um grupo de índios da Terra Indígena do Xingu ocupam desde o último sábado (26) a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) em Canarana, a 838 km de Cuiabá. Eles cobram a revogação de uma portaria que exonerou a então coordenadora da unidade, Alessandra Santos Abreu. Não há previsão para a desocupação do prédio, segundo os organizadores do movimento.

O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Com faixas e cartazes, os indígenas carregam faixas e cartazes contra a indicação do novo nome para chefiar o Dsei Xingu.

"Os guerreiros não aceitam essa portaria. A antiga coordenadora foi uma indicação nossa, porque sabemos do trabalho dela. Não há prazo para o movimento acabar, mas vamos fazer barulho por aqui", afirmou Jefika Kayabi.

Como parte do protesto, o movimento indígenas encaminhou uma carta a deputados federais e ao ministro da Saúde, Ricardo Barros em forma de repúdio. No documento, os índios manifestam o descontentamento com a exoneração da servidora.

"Ressaltamos que não aceitamos a indicação feita por políticos, para estar a frente da coordenação do nosso Dsei, pois já sabemos que a mesma não está preparada para dar continuidade ao bom trabalho que vinha sendo feito", diz trecho do documento.

De acordo com os índios, a comunidade não foi ouvida para a escolha do nome e indicação da nova coordenadora atende a acordos políticos. Não há prazo que o protesto termine.





http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/indios-invadem-sede-de-dsei-em-mt-contra-exoneracao-de-coordenadora.ghtml
PIB:PIX

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.