Mineradora Boa Vista, de filha do senador Romero Jucá, não atua em área ianomâmi

O Globo, Economia, p. 21 - 31/08/2017
Mineradora Boa Vista, de filha do senador Romero Jucá, não atua em área ianomâmi
O GLOBO publicou informação errada sobre atividade da empresa em terra indígena

Diferentemente do que o colunista do GLOBO Arnaldo Bloch publicou no Segundo Caderno do último sábado, dia 26 de agosto, a mineradora Boa Vista Mineração, que tem entre os sócios Marina Jucá Marques, filha do senador Romero Jucá (PMDB-RR), não tem qualquer pedido de pesquisa de mineração em terra indígena ianomâmi.
Em nota à imprensa, Jucá afirma que a empresa da qual sua filha é um dos sócios "não tem nenhuma requisição de mineração em terra indígena ou reserva".
A empresa Boa Vista Mineração nunca apresentou qualquer requerimento ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para pesquisar minérios em terras indígenas. A companhia já protocolou 42 requerimentos de pesquisa no órgão, todos no estado de Roraima. O foco da pesquisa é amplo, desde ouro e basalto até granito.
PEDIDOS NO DNPM
Três desses 42 requerimentos visavam a realizar pesquisas em áreas no município de Amajari (RR), a cerca de 10 quilômetros da reserva ianomâmi. Esses pedidos foram apresentados em 2013, com o intuito de pesquisar a existência de ouro no local. Mas a empresa desistiu da investida em 2015. Por isso, as áreas estão, hoje, disponíveis para eventuais interessados.
A Boa Vista Mineração também apresentou requerimentos de pesquisa em áreas que ficam a cerca de 500 metros das terras indígenas malacacheta e tabalascada, igualmente no estado de Roraima. Esses últimos pedidos estão sob avaliação do DNPM.
De todos os requerimentos que estão ativos, ou seja, que ainda estão em vigor, quatro já foram autorizados. Dois deles para pesquisar granito, no município de Bonfim (RR), um para pesquisar ouro, em Boa Vista (RR), e outro para pesquisar basalto, também na capital de Roraima. Este último está em fase de licenciamento, segundo informações que constam do site do DNPM.

O Globo, 31/08/2017, Economia, p. 21

https://oglobo.globo.com/economia/mineradora-boa-vista-de-filha-do-senador-romero-juca-nao-atua-em-area-ianomami-21768013
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.