Índios ocuparam a sede da Presidência da República na Avenida Paulista, região central de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30). Um grupo indígena também ocupou o Ministério da Justiça, em Brasília.
O objetivo dos manifestantes é pedir a revogação da portaria do Ministério da Justiça que anulou a declaração da Terra Indígena Jaraguá, no Norte de São Paulo.
A pasta anulou a portaria no 581, de 2015, que garantia mais de 500 hectares de terra aos guaranis. Para isso, alegou "erro administrativo no procedimento inicial, que resultou em demanda de alteração da dimensão da terra indígena para 512 hectares".
O texto diz ainda que a área "foi demarcada sem a participação do Estado de São Paulo na definição conjunta das formas de uso da área". Para a revogação, também diz que a terra indígena Jaraguá tem a extensão de aproximadamente 3 hectares.
A ação, segundo o grupo, antecipa ato previsto para às 17h no Masp, também na Paulista. Os manifestantes exigem ainda a revogação do parecer 001/2017 da Advocacia Geral da União que pode afetar todos os processos de demarcação de terras indígenas.
O coordenador da comissão Guarani Ivyrupa, Marcos Tupã, disse que foi "com muita luta" que os guaranis conseguiram a portaria com o ministro anterior, que foi revogada. "Estamos aqui para o reconhecimento do nosso território", disse Tupã.
A comissão Guarani Ivyrupa é uma representação do povo Guarani que atua no sul e sudeste por reconhecimento territorial.
Os índios ocupam o hall de entrada do prédio da secretaria da presidência. O prédio funciona normalmente, e os funcionários estão entrando por outra entrada.
A Polícia Militar acompanha o protesto. O Tenente Cerqueira, do comando de força patrulha do 11 batalhão disse que o ato está pacífico, mas pediu para que os índios não mostrassem alguns objetos.
"Alguns funcionários e transeuntes estavam temerosos com a situação de arco e flecha, com equipamentos que são da cultura deles, então pedi para deixarem de forma menos ostensiva, preservando a cultura deles, a manifestação deles, mas de forma menos ostensiva"
A Terra Indígena Guaranis tem quase 700 pessoas, sendo que mais de 400 são crianças. Elas aprendem o guarani antes do português. Os índios vivem em condições precárias, e muitos recebem o Bolsa Família. A maioria das casas é feita de chapas de madeira e chão de barro.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/indios-ocupam-escritorio-da-presidencia-na-paulista-por-reserva-no-jaragua.ghtml
PIB:Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Jaraguá
- TI Jaraguá
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.