Índios querem parecer da Funai de Brasília quanto a demarcação da reserva em Tamarana

CBN Londrina cbnlondrina.com.br - 14/09/2017
Eles não concordam com a medição feita pelo governo do estado e mantém a invasão a Fazenda Tamarana.

Após a reunião entre órgãos envolvidos com a invasão dos índios kaingangs à Fazenda Tamarana, o chefe da Fundação Nacional do Índio em Londrina, Marcos César da Silva Cavalheiro foi conversar com os indígenas. A idéia era explicar o que ficou decidido na reunião, inclusive em relação a medição da área.

Existe uma medição, feita em 2015, pelo governo do estado, que revela a área com 6000 hectares de reserva indígena está completa. Mas, os índios não aceitam essa metragem. Por esse motivo, invadiram a fazenda.

De acordo com Cavalheiro, os índios pediram uma posição da Funai de Brasília. Antes disso, eles não saem da fazenda.

A invasão ocorreu na terça-feira. A reportagem não conseguiu contato com o cacique da aldeia Apucaraninha.

O advogado Alexandre Ferreira informou que, atendendo a pedidos dos órgãos de segurança, ainda não ajuizou o pedido de reintegração de posse da área. Segundo ele, como o proprietário tem interesse na desocupação pacífica, ele prefere aguardar todas as tentativas. O último prazo é a tarde de hoje.




https://cbnlondrina.com.br/materias/indios-querem-parecer-da-funai-de-brasilia-quanto-a-demarcacao-da-reserva-em-tamarana
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Apucarana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.