Projeto resgata cultura indígena por meio da alimentação em escola de Cacique Doble

G1 g1.globo.com - 13/09/2017
Uma iniciativa que favorece o uso de alimentos como forma de resgatar a cultura indígena dentro da alimentação de crianças em uma escola de Cacique Doble, no Norte do Rio Grande do Sul, têm apresentado resultados positivos. Por isso, o projeto será apresentado em um congresso nacional.

Na hora da merenda, os pratos dos estudantes da escola indígena no região rural da cidade são recheados com carne, arroz, ovo, feijão e salada. O objetivo é resgatar a cultura alimentar, substituindo produtos industrializados por alimentos vindos da terra.

"A gente começou com orientações nutricionais para os alunos, então, de uma forma de fácil entendimento para que as crianças compreendam a importância do consumo de mandioca, de leguminosas, como o feijão, da salada, alface, repolho, enfim. E depois a gente também quis valorizar a questão da cultura indígena que está se perdendo, trocando por alimentos industrializados", afirma a nutricionista Marcieli Atunes Vans.

A iniciativa fez com que o município atingisse o primeiro lugar em um ranking que valoriza as práticas da agricultura familiar voltadas à alimentação escolar. O concurso é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

"A gente tem o objetivo de continuar com a alimentação de boa qualidade nas escolas. Nós vemos a carinha dos alunos, a alegria deles ao comerem o alimento saudável", afirma a secretária de Educação, Desporto, Cultura e Juventude de Cacique Doble, Ionara Beltrame.

Desde 2009, uma lei federal prevê que pelo menos 30% dos repasses do governo para a merenda devem ser para a compra de produtos da agricultura familiar. Essa parceria ajuda no crescimento da propriedade rural e contribuiu também para que os agricultores invistam na qualidade dos alimentos.

A iniciativa de Cacique Doble será apresentada em um Congresso Internacional de Alimentação Escolar, com a participação de outras 24 cidades brasileiras que acontece em outubro, em Brasília.




https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/projeto-visa-resgatar-cultura-indigena-por-meio-da-alimentacao-em-escola-de-cacique-doble.ghtml
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Cacique Doble
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.