No palco do Rock in Rio, líder indígena maranhense defende: "demarcação já"

Blog do Maurício Arraya http://mauricio.jor.br - 18/09/2017
O Rock in Rio 2017 tem se demonstrado um grande palco para manifestações políticas - ou contra os políticos! - e engajamento social para reflexão das principais problemáticas da sociedade brasileira.

Na noite desse domingo (17), foi a vez da líder indígena maranhense Sônia Bone Guajajara mandar o seu recado para o público.

Durante a apresentação da cantora Alicia Keys, no palco Mundo, Sônia Guajajara defendeu a Amazônia e fez campanha para a mobilização 342Amazônia, criada por artistas para aprovação de um projeto no Congresso Nacional capaz de barrar o decreto do presidente da República, Michel Temer, sobre extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca).

"Essa é a mãe de todas as lutas, a luta de todas as terras. Demarcação já!", disse Sônia Guajajara.

Nascida na Terra Indígena Arariboia, na região central do Maranhão, Sonia Guajajara é militante e coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Sonia Guajajara recebeu, em 2015, da ex-presidenta Dilma Rousseff, a Ordem do Mérito Cultural.

A mobilização contra a extinção da Renca ganhou ainda apoio da modelo Gisele Bündchen, que também discursou na abertura do festival de música.




http://mauricio.jor.br/2017/09/18/sonia-guajajara-rock-in-rio/25259/

Índios:Política Indígena

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Araribóia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.