Ministro do Desenvolvimento Social lança Programa Criança Feliz em aldeia indígena no TO

Primeira Página primeirapagina-to.com.br - 17/10/2017
O Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, junto com o governador do Tocantins, Marcelo Miranda e outras autoridades, foram recebidos na manhã da última segunda-feira (16), com apresentações culturais do povo Xerente, na Aldeia Brejo Xerente. Local fica a 42 km de Tocantínia. Recepção foi para o lançamento oficial do Programa Criança Feliz. Das 22 famílias da Aldeia, três recebem as ações do Programa que visam estimular o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, além de fortalecer o vínculo familiar.

As visitas às três famílias contempladas pelo Programa na comunidade são realizadas pela equipe da cidade de Tocantínia, que possui duas indígenas em sua formação, o que pode facilitar o trabalho, conforme explicou a visitadora, Elizabete Xerente. "Eu abordo a família e pergunto se eles preferem conduzir a visita no nosso idioma ou no português. Assim, elas já se sentem mais à vontade para realizar as atividades e seguir com os cuidados com as crianças", comentou.

Para acompanhar as visitas domiciliares, as autoridades presentes se dividiram em três grupos. A secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, e a primeira-dama do Estado, a Deputada Dulce Miranda, observaram o trabalho desenvolvido com o pequeno Edson, de dois anos e cinco meses, filho do Cacique Izaías. Atenta a todas as orientações, a esposa do Cacique, Valdilene Xerente, disse já perceber avanços nas respostas do filho. "Faço as atividades com ele todos os dias, por cerca de meia hora e ele tem gostado. Mas quando ele diz 'já brinquei', eu paro e seguimos depois", explicou ela enfatizando que respeita os limites do filho.

Após as visitas, os indígenas fizeram apresentações que incluíam dança de boas-vindas realizadas por crianças, encenação de casamento e a corrida da tora, mostrando a força de seu povo. O Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, destacou a importância do Programa estar presente nestas comunidades e destacou a parceria com o Governo do Estado. "Temos certeza que este Programa dará bons frutos no Tocantins, pois estimular o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os três anos é dar-lhes melhores condições de aprender, estudar e mudar a realidade da sociedade brasileira para melhor", afirmou.

Sobre o Programa

O Programa Criança Feliz tem como foco o desenvolvimento integral das crianças brasileiras, principalmente daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O principal objetivo é assegurar as condições para que elas se desenvolvam seu pleno potencial. Para isso, há uma estratégia de visitação domiciliar que visa atender famílias com crianças até 3 anos de idade. No caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os 6 anos de idade.

Criança Feliz no Tocantins

No Tocantins, o governador Marcelo Miranda assinou o Termo de Adesão ao Programa no dia 9 de março deste ano. E 46 municípios aderiram e estão sendo assessorados pela equipe técnica da Setas no processo de implantação. A Aldeia Porteira, também no município de Tocantínia, a 85 km de Palmas, foi a primeira comunidade indígena no país a receber as visitas domiciliares previstas pelo Programa Criança Feliz.




http://primeirapagina-to.com.br/noticias/ministro-do-desenvolvimento-social-lanca-programa-crianca-feliz-em-aldeia-indigena-no-to/
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Funil
  • TI Xerente
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.