Deputada Janete leva reivindicações dos indígenas do Amapá à FUNAI e destina-lhes recursos

Janete Capiberibe - http://janetecapiberibe.com.br - 17/10/2017
A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) reuniu-se nesta terça, 17, com o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Franklimberg Ribeiro de Freitas. Ela tratou das reivindicações dos indígenas Palikur, Waiana e Apalai à FUNAI. O presidente da FUNAI tratou a deputada Janete como "um anjo que cuida dos povos indígenas".

Aos Waiana e Apalai, a deputada Janete pediu apoio ao presidente Franklimberg para o transporte dos indígenas e seus artesanatos desde a aldeia até a capital, Macapá, para que possam obter renda e receber atenção à saúde. Além disso, pediu reforma na pista de pouso na aldeia Bona para que, tendo acesso aos serviços de atenção básica de educação e saúde, os indígenas não sejam obrigados a se deslocar para as cidades, onde ficam sujeitos à situação de vulnerabilidade. Também apresentou o projeto socioeconômico "Igualdade", da Associação dos Grupos Indígenas do Tumuqumaque Waiãpi e Apalai - AGITWA - e pediu apoio à FUNAI para implantá-lo na casa de apoio. O presidente afirmou que estudará as propostas e que a pista de pouso deverá ser incluída para a homologação, já que 10 engenheiros da FUNAI e da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) estão em treinamento para que possam fazê-lo nas cerca de 100 pistas não homologadas em terras indígenas.

Já dos Palikur, da aldeia Kumenê, levou a reivindicação de doação à comunidade e reforma da sede do Posto da FUNAI. O prédio está desativado desde 2010 e, abandonado, se deteriora, pondo em risco a saúde e a vida dos moradores da aldeia. A reivindicação também já foi apresentada à coordenação regional. O presidente afirmou que estudará o pedido dos indígenas levado pela deputada Janete.


Orçamento


No orçamento da União de 2018, a deputada Janete e o senador Capi vão reservar R$ 600 mil das suas emendas impositivas para levar energia elétrica aos Palikur. Os recursos servirão para um sistema misto, de energia solar e convencional. Outros R$ 150 mil serão destinados à Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, campus do Oiapoque, para que faça um documentário com o registro da cultura religiosa Palikur.



http://janetecapiberibe.com.br/noticias-relecionadas/item/1252-deputada-janete-leva-reivindicacoes-dos-indigenas-do-amapa-a-funai-e-destina-lhes-recursos.html
PIB:Amapá/Norte do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Uaçá I e II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.