Presidente da Funai diz que falta de recursos prejudica atendimento a índios no Amazonas

Radioagência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.br - 28/09/2017
Faltam recursos e pessoal para uma maior atuação da Funai na área onde indígenas isolados teriam sido mortos por garimpeiros no Amazonas, em agosto deste ano. A afirmação é do presidente do órgão, general Franklimberg de Freitas, que esteve em Manaus nesta semana. Um reflexo da crise econômica que a autarquia enfrenta é o fechamento de bases de operação.

Uma delas, inclusive, funcionava na região onde o possível massacre é investigado.

"Nós temos três bases de proteção. Uma foi extinta em 2012 por falta de recurso e pessoal. Assim que nós tivermos recursos e pessoal nós vamos criar de novo porque ela é muito importante porque dá acesso aquela região, onde temos observados muitas dragas de garimpo. Nós temos essa dificuldade, mas vai ser uma das nossas prioridades"

O presidente da Funai negou, no entanto, que haja omissão no combate a invasões e ameaças a área indígena. Ele informou que a autarquia e a Polícia Federal apuram a veracidade da denúncia.

"Nós solicitamos um helicóptero ao comandante do Exército para que a gente pudesse ir lá fazer uma diligência, que foi feita pelos servidores da Funai e pelo pessoal da Polícia Federal nos locais onde comentou-se que houve esse suposto massacre. Foi observado que as aldeias estavam intactas e, inclusive, um índio foi visto no local. A Polícia Federal, além disso, encaminhou um grupo de agentes, chefiados por um delegado, via fluvial, só que há demora para ir e para voltar do local".

O suposto massacre teria ocorrido na região do Vale do Javari, perto da fronteira com o Peru, a cerca de 1.000 km de Manaus. A denúncia partiu da própria Funai e surgiu depois que alguns garimpeiros foram vistos no município de São Paulo de Olivença falando sobre o ataque. Alguns chegaram a ser presos e conduzidos ao município de Tabatinga para prestarem depoimento.

Eles negaram as mortes e, até o momento, não há prova material de que a chacina tenha ocorrido.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-09/presidente-da-funai-diz-que-falta-de-recursos-dificulta-atendimento-indios-no
PIB:Javari

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Vale do Javari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.