Revista Veja (São Paulo/SP) - 30/10/1996
A sequência de incidentes envolvendo manifestações indígenas: Guajajara com o asfaltamento da BR, Kaingang com os posseiros e Xavante com a Funai e demarcação de terras, são definidas por Sandra Brasil e Mônica Bergamo como "sintomas de uma doença profunda - a ausência de uma política indigenista no governo tucano".
Com a Constituição de 1988, os índios conquistaram um leque de direitos jamais visto na História. Pela primeira vez o índio foi visto com um horizonte. Mas na prática, pouco mudou, até porque a maioria desses benefícios não foi regulamentada para entrar em vigor.
A reportagem se sucede expondo exemplos reais da política falha e de comportamentos/tendências populacionais dos índios.
Índios:Política Indigenista Oficial
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Cana Brava
- TI Parabubure
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.