MPF questiona ação de garimpos ilegais na Terra Indígena Munduruku

EBC - http://radioagencianacional.ebc.com.br - 20/10/2017
O Ministério Público Federal realizou na manhã desta sexta-feira, em Itaituba, no sudoeste do Pará, uma audiência pública para discutir denúncias de garimpos ilegais no Rio das Tropas, em Jacareacanga, nas proximidades da Terra Indígena Munduruku.

O procurador do Ministério Público no Pará, Paulo de Tarso Oliveira, diz que a situação do garimpo nas Terras Munduruku está insustentável.

O procurador avaliou como positiva a audiência que juntou lideranças Munduruku, representantes de órgãos ambientais de fiscalização, da Funai e do MPF. Ainda segundo Paulo de Tarso, os órgãos ambientais se sentiram legitimados a fazer uma atuação sabendo que contam com o apoio do povo Munduruku para expor o problema dos garimpos ilegais.

O Presidente da Associação Pussuru, Adaísio Munduruku, falou sobre os resultados da reunião.

O objetivo do Ministério Público é traçar um plano de atuação conjunto com os órgãos de fiscalização, para combater as irregularidades. Segundo as mais recentes denúncias recebidas pelo MPF, a extração ilegal de minério está sendo feita até por funcionários públicos, que também tentam convencer os indígenas a liberarem áreas para novos garimpos.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-10/mpf-questiona-acao-de-garimpos-ilegais-na-terra-indigena-munduruku
PIB:Tapajós/Madeira

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Mundurucu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.