Livro sobre cogumelos amazônicos, escrito por Yanomami, ganha Prêmio Jabuti

Gazeta do Povo - http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet - 01/11/2017
Livro sobre cogumelos amazônicos, escrito por Yanomami, ganha Prêmio Jabuti

Flávia Schiochet
Edição bilíngue é parte da Enciclopédia de Alimentos Yanomami, projeto em parceria com o chef Alex Atala; título não está à venda

Publicado em 01/11/2017 às 18Hrs

O livro de gastronomia vencedor do 59o Prêmio Jabuti é bilíngue: escrito em Sanöma, uma das línguas da família linguística Yanomami, com tradução para o português, "Ana Amapö: Cogumelos Yanomami" foi escrito por um subgrupo Yanomami da região de Awaris, no extremo noroeste de Roraima, e lançado em agosto de 2016 pelo Instituto Socioambiental (ISA).
Assine a Gazeta do povo e tenha acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos do Bom Gourmet.
No momento, o livro não está à venda, mas o ISA estuda lançar uma versão para venda on-line e em livrarias físicas do Brasil. "O objetivo de lançar este livro é valorizar o conhecimento indígena e registrá-lo, para que esse conhecimento possa ser usado por eles mesmos", explica Moreno Saraiva Martins, antropólogo e organizador do livro.
Foram impressas cerca de 1.500 cópias, que foram distribuídas entre as escolas indígenas da Amazônia e para as comunidades participantes da pesquisa, em Roraima. "Esse prêmio nos surpreendeu e nos anima. Com o lançamento em 2016 havia tido uma procura, mas prevemos que vai aumentar por causa do Jabuti", comenta Moreno.
Em segundo lugar na categoria livro de gastronomia do Prêmio Jabuti ficou "Todas as Sextas", da chef argentina Paola Carosella e em terceiro lugar, "Mari Hirata Sensei", de Haydée Belda, sobre o qual, em abril, escreveu a blogueira do Bom Gourmet, Jussara Voss.
O título "Ana Amapö: Cogumelos Yanomami" é o primeiro volume da Enciclopédia de Alimentos Yanomami e foi uma pesquisa de cinco anos entre cinco pesquisadores Sanöma e cinco pesquisadores não indígenas.
Os Sanöma são parte do povo Yanomami e habitam a região de Awaris, no extremo noroeste de Roraima. O grupo Yanomami catalogou e escreveu o livro em parceria com pesquisadores do ISA, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto de Micologia de Tottori do Japão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Instituto de Botânica e Instituto ATÁ, do chef Alex Atala.


http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/livro-cogumelos-amazonia-yanomami-premio-jabuti/
Produção Cultural:Literatura

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.