G1 g1.globo.com - 15/11/2017
Dezenas de índios Kaingang da Reserva Apucaraninha, no norte do Paraná, foram na tarde desta quarta-feira (15) ao Cine Teatro Ouro Verde, em Londrina, também no norte do estado, para assistir a um curta-metragem feito por integrantes da tribo e filmado na reserva.
O filme "Gir Ag ka Nhinhir: Criança brincando", que tem 15 minutos e classificação livre, fez parte da programação da 19ª edição do Festival Kinoarte de Cinema.
O curta é de autoria de Jaqueline Kómóg Marcolino e Douglas Nóján Candido. Junto com outros oito indígenas do curso de capacitação audiovisual do Centro de Memória e Cultura Kaingang (CMCK), que fica na reserva, eles buscam registrar e fortalecer a memória da cultura indígena da comunidade.
No filme, duas crianças Kaingang da Reserva Apucaraninha vão pescar no rio, assam os peixes, comem e voltam pra casa.
"O objetivo dele é que a população não indígena conhecesse a realidade dentro da comunidade. E para nós é um documento que ficará guardado", explica Gabriel Cajé da Silva, coordenador de cultura da reserva.
https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/indios-kaingang-vao-ao-cinema-assistir-filme-produzido-por-integrantes-da-reserva-apucaraninha.ghtml
PIB:Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Apucarana
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.