Capitalismo verde

OESP, Caderno 2, p. C2 - 17/11/2017
Capitalismo verde
Foi relegado a terceiro plano pelo governo Temer o projeto de lei que a Casa Civil montou com entusiasmo no começo do ano para flexibilizar as regras para compra e arrendamento de terras por estrangeiros.
Pelo que se apurou, não é exatamente o setor florestal o maior empecilho para o avanço da medida desaparecida. E sim grandes ruralistas, principalmente o ministro Blairo Maggi.

Capitalismo reservado
Outros fazendeiros, entretanto, hoje descapitalizados, brigam pela aprovação da lei. "O governo pode exigir contrapartidas dos estrangeiros bem maiores em termos de investimentos e conservação", observa um grande ruralista.
Que ironiza: "O que pode atrapalhar o Brasil? Os estrangeiros vão colocar a terra brasileira no bolso e levar embora?"

Capitalismo falso
Mas e a segurança alimentar? Cada estrangeiro não pode optar por exportar, deixando a população brasileira de lado? "Não, a lei estabelece regras", justifica a mesma fonte.
Pergunta final: será que os grandes latifundiários esperam a desvalorização da terra no Brasil para poder comprar áreas "mais baratinho"?

OESP, 17/11/2017, Caderno 2, p. C2

http://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/blairo-se-opoe-a-projeto-que-flexibiliza-venda-de-terras-a-estrangeiros/
Questão Agrária/Fundiária

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.