Cidade do PR remói 'luto' 35 anos após fechamento de parque das Sete Quedas

FSP, Cotidiano, p. B6 - 21/11/2017
Cidade do PR remói 'luto' 35 anos após fechamento de parque das Sete Quedas

MARCELO TOLEDO
ENVIADO ESPECIAL A GUAÍRA (PR)

"Quando os portões do extinto Parque Nacional de Sete Quedas se fecharem hoje, às 18h, as Sete Quedas desaparecerão dos roteiros turísticos. A partir de amanhã, apenas poucos funcionários e operários da Itaipu Binacional poderão entrar no parque e contemplar, da terra, uma das principais belezas naturais do país, condenada ao desaparecimento quando foi aprovado o projeto da hidrelétrica no rio Paraná."
Assim a Folha noticiou, em 19 de setembro de 1982, o fim da visitação aos 19 saltos (agrupados em sete conjuntos) que compunham Sete Quedas, em Guaíra (PR).
O acontecimento arrasou a economia local, dependente do turismo, e teve como consequência o encolhimento da cidade nas décadas seguintes. Passados 35 anos, ela ainda tenta se reerguer.
Hotéis e restaurantes faliram, lojas fecharam, e muitos habitantes migraram para outras localidades. A população da cidade, segundo moradores, chegava a dobrar em finais de semana devido ao turismo. Sem Sete Quedas, muitos ficaram sem ter o que fazer e foram embora.
Os saltos deixaram de existir devido à construção da hidrelétrica de Itaipu, que inundou totalmente o local.
A agonia do fim do atrativo já era sentida em 1973, quando foi assinado o tratado de Itaipu, com o uso do potencial hidrelétrico do rio Paraná. Em 13 de outubro de 1982, a cidade viveu um autêntico luto, com o fechamento das comportas de Itaipu e o início do alagamento da região das quedas.
"Dia 27 [14 dias depois], as Sete Quedas já estavam totalmente cobertas pela água. É um trauma na história da cidade. Embora já se soubesse que elas seriam alagadas, foi muito rápido", diz o memorialista Cristian Edgar Aguazo.
Enquanto em 1970 Guaíra tinha 32.876 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dez anos depois, já com Itaipu em construção, caiu para 30.012. Em 2000, reduziu mais (28.659).
Neste ano, atingiu 32.974 e voltou a ter a população de 47 anos atrás.
A Folha percorreu o trecho do rio Paraná onde as quedas estão submersas -a maioria delas fica do lado paraguaio, em Salto del Guairá. O local é de fácil identificação por moradores, por ficar próximo a torres de transmissão de energia elétrica, 20 m abaixo do nível médio do rio nesta época do ano, segundo eles.
DRAMA
Não bastasse o trauma da perda do principal motor da economia local, uma tragédia abalou o último ano de visitação às Sete Quedas.
Com o anúncio do alagamento, o local passou a receber ainda mais turistas que o habitual e, na manhã de 17 de janeiro de 1982, um domingo, cabos que sustentavam uma ponte se romperam e ao menos 29 pessoas morreram levadas pela água.
A tragédia poderia ser ainda maior não fosse a atuação de João Lima Morais, 62, o João Mandi -em alusão a uma espécie de peixe. Ao saber do acidente, foi ao local e se jogou na forte correnteza para tentar resgatar as pessoas que encontrava. Conseguiu salvar cinco mulheres e um homem.
"Como anunciaram o final, subiu muito o número de pessoas. Antes passavam de três a quatro por vez na ponte, mas depois chegou a 60, 70 pessoas. Sem manutenção adequada, deu nisso."
Corretor imobiliário, ele ficou conhecido como "herói de Guaíra". "Na hora a gente só quer saber de ajudar. Dominava bem a água."
Um resquício do que havia no local foi visto por Aguazo em 2001, quando o país enfrentou racionamento de energia elétrica.
Com o baixo nível dos rios, foi possível ver as pedras que cercavam os saltos.
COMPENSAÇÃO
Municípios que tiveram áreas submersas recebem royalties proporcionalmente à área atingida e à quantidade de energia gerada -14 cidades paranaenses e Mundo Novo (MS) são beneficiadas.
Guaíra deve receber neste ano, segundo o prefeito Heraldo Trento (DEM), cerca de R$ 14 milhões, para um Orçamento que deve chegar a R$ 95 milhões. O pagamento é alvo de dupla contestação da prefeitura, por ser temporário (previsto para mais cinco anos) e referente apenas à área alagada, não ao sumiço do atrativo turístico.
"Os municípios vão morrer se não houver renovação dos royalties. E fomos lesados por perdermos as Sete Quedas. Na rediscussão, talvez consigamos entrar nesse tema. Sofremos um baque econômico e psicológico. Arrancaram nosso motor, nossa alma", disse o prefeito.
Atualmente, restaurantes, bares e hotéis voltaram a ser vistos por ali, especialmente devido ao movimento do turismo de compras na paraguaia Salto del Guairá.

FSP, 21/11/2017, Cotidiano, p. B6

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/11/1936856-cidade-do-pr-remoi-luto-35-anos-apos-fechamento-de-parque-das-sete-quedas.shtml
UC:Parque

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.