Moradores de nove aldeias indígenas recebem atendimento

Correio do Estado correiodoestado.com.br - 20/11/2017
Moradores de nove aldeias indígenas de Miranda foram atendidos pelo projeto "A Saúde Mais Perto de Você", no último fim de semana. Em média, dois mil indígenas, da aldeia Cachoeirinha, fizeram exames diversos.

A ação ofereceu exames de ultrassom, mamografias, eletroencefalograma, além de consultas em diversas especialidades para a população indígena da região.

O governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), esteve em Miranda e visitou o centro de atendimento montado na avenida principal, ao lado da escola municipal. Azambuja estava acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, lideranças indígenas e autoridades convidadas.

Indígenas fizeram festa com direito a dança para recepcionar o governador e as outras autoridades presentes na ação.

"É um projeto que pretendemos estender para outras regiões e que está se fortalecendo graças à parceria que conseguimos com outras instituições como a Prefeitura, UFMS, DSEI e Funai", disse o governador.

Segundo ele, o objetivo é utilizar a ação em Miranda como um projeto piloto para outras regiões de comunidade indígena no Estado.

Para a professora Josiane Julia Canale a ação realizada na aldeia é uma grande ajuda para os moradores da região, já que era algo amplamente requerido pela comunidade pela demora em se conseguir atendimentos na rede de saúde.

"O que estamos recebendo nesta ação na aldeia Cachoeirinha é um sonho para toda a comunidade indígena. Sempre debatíamos a questão dos serviços de saúde para a realização de exames, consultas e outros serviços, e agora as nove aldeias da região estão sendo atendidas. É uma grande felicidade ter acesso a exames como cardiologia e até emissão de documentos em uma ação como esta", destacou a professora.

Além dos atendimentos com consultas de especialidades em urologia, cardiologia, ortopedia e a realização de exames como mamografia, preventivos, eletrocardiogramas e ultrassom, a parceria com a UFMS manterá na aldeia unidades móveis para atendimentos odontológicos e oftalmológicos para a comunidade indígena.
O projeto A Saúde Mais Perto de Você Indígena que aconteceu nesse fim de semana (18 e 19.11), em Miranda, realizou procedimentos como: cirurgias eletivas (especialidades em vesícula, hérnia e laqueadura) no hospital de Miranda, além dos atendimentos oferecidos na estrutura montada na aldeia Cachoeirinha.



http://www.correiodoestado.com.br/cidades/moradores-de-nove-aldeias-indigenas-recebem-atendimento/315802/
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Cachoeirinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.