Escola de Cacoal promove Mostra que valoriza a cultura indígena nesta terça-feira

Governo do Estado de Rondônia rondonia.ro.gov.br - 20/11/2017
A escola indígena Izidoro de Souza Meireles, de Cacoal, promove nesta terça-feira (21) a 1ª Mostra Cultural. Com uma vasta programação voltada para a cultura indígena. O evento realizado por meio da parceria entre alunos, professores e comunidade indígena e terá início às 16h.

A programação conta com apresentação de danças, músicas, peças teatrais e apresentações de produções textuais. A Mostra contará ainda com torneio de arco e flecha e uma mesa será montada para a exposição de ervas medicinais utilizadas pelos indígenas.

Localizada na Aldeia Paiter, na linha 9, a escola oferece Ensino Básico, Fundamental e Médio. Para a coordenadora regional de Educação de Cacoal, Marlene Ceconi, a iniciativa da escola Izidoro mostra o comprometimento com a cultura indígena, tão presente em Cacoal.

"Nós temos em Cacoal 10 escolas indígenas e a cada dia vemos essas escolas se destacando na educação, com projetos inovadores. Recentemente tivemos a professora Elisângela Surui, que conquistou o prêmio Educador Nota 10, por um projeto de alfabetização desenvolvido em uma escola indígena e agora temos o exemplo da escola Izidoro, que está preparando uma mostra cultural para valorizar a cultura indígena. Precisamos incentivar essas escolas nesse sentido, de mostrar o potencial que todas tem, mesclando a educação e a cultura de seu povo", destacou Marlene Ceconi.

O objetivo do projeto desenvolvido na escola Izidoro de Souza Meireles na Aldeia Paiter é justamente esse, relacionar o etnoconhecimento da cultura Paiter Suruí, os saberes e tradições passados de geração em geração, com os conhecimentos da Educação Escolar.


http://www.rondonia.ro.gov.br/escola-de-cacoal-promove-mostra-que-valoriza-a-cultura-indigena-nesta-terca-feira/
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Sete de Setembro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.