MPF obtém condenação dos oito envolvidos em conflito indígena na aldeia Passo Grande do Rio Forquilha (RS)

MPF mpf.mp.br - 22/11/2017
O primeiro júri federal do município de Erechim (RS) chegou ao fim, nesta quarta-feira (22), com a condenação dos oito envolvidos no violento conflito indígena na aldeia Passo Grande do Rio Forquilha. Durante três dias, membros do Ministério Público Federal (MPF) atuaram no júri pela condenação de todos os réus.

O caso ocorreu em 13 de março 2015, quando Adelir Pedro Paulo, Aderli de Paula, Edinho Peni Felix, Jonas Sales, Mauricio de Paula, Miqueias da Silva e Imacir Caetano Chaves, sob o comando e orientação deste e de Rosane da Silva invadiram a terra indígena e iniciaram um tiroteio, que resultou em um homicídio e sete tentativas de homicídio, todos na forma qualificada.

O MPF obteve a condenação dos oito acusados. No júri, atuaram os procuradores da República Letícia Carapeto Benrdt, Gustavo Torres Soares e Carlos Augusto Toniolo Goebel.

"Foi uma grande tragédia na terra indígena do Passo do Forquilha, atingindo vários inocentes, sendo que uma das vítimas tinha apenas 11 anos de idade. Na casa que foi alvejada com 39 tiros havia uma criança de apenas três anos, que foi escondida dentro de um guarda-roupa. Tudo muito triste", ressaltou a procuradora da República.

O primeiro júri federal de Erechim ocorreu nos dias 20, 21 e 22 deste mês.



http://www.mpf.mp.br/rs/sala-de-imprensa/noticias-rs/mpf-em-erechim-obtem-condenacao-de-todos-os-oito-reus-no-primeiro-juri-federal-do-municipio
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Passo Grande do Rio Forquilha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.