Agressões sofridas por indígena serão debatidas em audiência pública

Senado Notícias www12.senado.leg.br - 27/11/2017
As agressões sofridas pela indígena Ivete de Souza, de 59 anos, serão denunciadas em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta terça-feira (28). O pedido de realização da audiência é da presidente da comissão, senadora Regina Sousa (PT-PI).

Ivete de Souza, da etnia Mbya Guarani, pertence a comunidade Terra Indígena Morro dos Cavalos, localizada na cidade de Palhoça (SC). No início de novembro, a indígena foi agredida com golpes de facão em sua própria casa e teve a mão esquerda decepada no ataque. De acordo com a senadora Regina, a comunidade de Ivete "tem sofrido constantemente com ataques por defender a demarcação de suas terras".

Em 2008, foi editada a Portaria Declaratória 771, do Ministério de Justiça, que declarou como sendo de posse permanente dos grupos indígenas Guarani Mbyá e Nhandéva a Terra Indígena Morro dos Cavalos, de aproximadamente 1.988 hectares. Desde então, proprietários rurais e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) de Santa Catarina pediram anulações das demarcações por conta de ilegalidades no processo.
Convidados

Para participar da audiência, foram convidadas Elizete Antunes, cacica da aldeia indígena Yakã Porã, e as lideranças Eunice Antunes e Vanderlei Gonçalves, da Terra Indígena Morro dos Cavalos. Também é esperada a presença de um representante da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.



https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/11/27/agressoes-sofridas-por-indigena-serao-debatidas-em-audiencia-publica



Índios:Política Indigenista Oficial

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Morro dos Cavalos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.