Cinegrafista compartilha experiências que viveu no Xingu com alunos em Campinas

G1 g1.globo.com - 30/11/2017
Em setembro deste ano, a equipe do Terra da Gente embarcou rumo a uma aventura no Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso, para conhecer a cultura da tribo indígena Ikpeng.

Durante uma semana, os repórteres do programa puderam acompanhar de perto a rotina de uma entre as 14 tribos que existem no Xingu e vivenciar um pouco o que é "ser índio". Mesmo em contato com recursos tecnológicos do homem branco, a aldeia dos Ikpengs, é uma das poucas que mantém viva a essência e os costumes da tribo.

As famílias vivem juntas em "casas" construídas à base de madeira e palha, os índios dormem em redes, comunicam-se pela própria língua e ainda têm o hábito de pintar o corpo para celebrações.

O dia a dia desses índios foi retratada em cinco reportagens realizados pelo repórter Eduardo Lacerda e o cinegrafista Ricardo Custódio. Duas delas foram exibidas no programa. (hiperlink).

O universo indígena, no entanto, não foi compartilhado apenas na televisão. Os índios Ikpengs ganharam espaço também dentro da sala de aula.

"Meu filho Gabriel está no segundo ano do Ensino Fundamental I e aprende na escola sobre a cultura indígena. Quando voltei da viagem, ele ficou super empolgado com o fato de eu ter convivido com os índios. Viu as fotos e os objetos feitos na aldeia. Foi bem interessante dividir esta experiência com ele", conta Ricardo.

Não demorou muito e o cinegrafista recebeu o convite para compartilhar a experiência com outras crianças. "Fui à escola, mostrei as reportagens, fotos dos bastidores e também levei os objetos feitos pelos índios. Foi um bate-papo e as crianças fizeram muitas perguntas. Foi bem bacana", diz.

Pedro Gonzales de Oliveira, de 8 anos, participou do bate-papo e se encantou com as histórias compartilhadas pelo repórter cinematográfico. "Gostei muito. Vimos onde os índios dormem e descobrimos que lá tem muito bicho". A aula que foi além das apostilas despertou no aluno uma vontade. "Eu gostaria muito de um dia fazer uma aventura dessas."

A experiência foi diferente para o cinegrafista, que está acostumado a ficar por trás das câmeras. "É uma satisfação poder compartilhar frutos do meu trabalho e colaborar também com o aprendizado das crianças. Ver que têm interesse, curiosidade e se preocupam com a natureza é realmente bom, pois elas são o futuro da geração."



https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/cinegrafista-compartilha-experiencias-que-viveu-no-xingu-com-alunos-em-campinas.ghtml
PIB:PIX

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.