Navio hospital da Marinha realiza atendimentos a ribeirinhos em Rondônia

Rondoniagora https://www.rondoniagora.com/ - 14/02/2018
Com o objetivo de prestar atendimento médico e odontológico para as comunidades ribeirinhas da Região Amazônica, o navio-hospital Oswaldo Cruz, da Marinha do Brasil, chegou a Porto Velho na manhã desta quarta-feira (14) para dar continuidade a mais uma missão. A embarcação saiu de Manaus (AM), no dia 1o de fevereiro, e já passou pelos distritos de São Carlos, São Miguel e encerra em Calama na manhã desta quinta-feira (15).
O navio foi aberto ao público para visitação nesta quarta-feira, onde os visitantes tiraram fotos, conversaram com as equipes que trabalham na embarcação e conheceram como funciona a estrutura. Os atendimentos são realizados por três médicos, três dentistas, um farmacêutico e oito enfermeiros. No total, a tripulação é formada por 60 militares.

De acordo com o comandante André Candido, em casos graves o paciente é encaminhado para o hospital mais próximo. "Nós prestamos o atendimento básicos e, se o quadro médico do paciente for grave, a gente o encaminha para o hospital de maior porte mais próximo para fazer os atendimentos médicos necessários. A expectativa é atender mais de 150 pacientes durante o dia de atendimento e dependendo da demanda nós ficamos dois dias no local", disse.

O delegado da marinha Alexsandro dos Santos destacou a importância dos atendimentos realizada pelos médicos da Marinha do Brasil. "No momento de cheia que estamos vivendo, prestar o atendimento médico a essas pessoas é de extrema importância porque muitos deles não têm como se deslocarem para procurar um atendimento. A população veio conhecer nosso navio durante a manhã, tirou foto e conheceram como funciona nossa estrutura", destacou.

O secretário de saúde do Estado, Williames Pimentel, prestigiou o trabalho da Marinha do Brasil e parabenizou a ação. "Essa operação é muito importante para a população de Porto Velho e esse trabalho é maravilhoso porque leva atendimento para aquelas pessoas que tanto precisam. Essas ações diminuem o sofrimento dessas pessoas que moram as margens do Rio Madeira. Nós estamos à disposição para unir forças e prestar mais atendimentos médicos a população em parceria com a Marinha", disse o secretário.



https://www.rondoniagora.com/geral/navio-hospital-da-marinha-realiza-atendimentos-a-ribeirinhos-em-rondonia
Populações Tradicionais

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.