Terras indígenas em Rondônia estão sendo loteadas por grileiros, acusa MPF

Portal Amazonia http://portalamazonia.com/ - 07/02/2018
Terras indígenas no norte de Rondônia estão sendo loteadas por grileiros e madeireiros ilegais. De acordo com o Ministério Público Federal, as áreas mais afetadas são as terras do povo Uru-Eu-Wau-Wau e do povo Karipuna.

Em relação à Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, uma operação da Polícia Federal em parceria com o MPF em agosto passado teria resolvido parte do problema.Na época, os agentes identificaram duas organizações criminosas especializadas em crimes ambientais, como furto de madeira, desmatamento de floresta pública, corrupção ativa e passiva e invasão de terra pública.Na terra Karipuna, há investigações em curso, mas nenhuma operação foi deflagrada. O procurador federal Daniel Azevedo explica como agem os grileiros.A segurança dos indígenas, segundo Azevedo, também está em risco. Em entrevista concedida em dezembro do ano passado à Rádio Nacional, a liderança indígena Adriano Karipuna confirma a situação enfrentada nas aldeias de Rondônia.

Para o MPF é necessário um trabalho de investigação mais profundo, pois as organizações que atuam nas grilagens são bem estruturadas, com serviços de falsificação de documentos e roubo qualificado de madeira.
O órgão não descarta a possibilidade de ingressar com ações judiciais para resolver a questão.


http://portalamazonia.com/noticias/terras-indigenas-em-rondonia-estao-sendo-loteadas-por-grileiros-acusa-mpf
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.