Índios em MS ficam sem raio-X após fios de aparelho serem usados em furto da geladeira de posto

G1 g1.globo.com - 15/02/2018
Os indígenas da aldeia Jaguapiru, em Dourados, município na região sul de Mato Grosso do Sul, estão sem aparelho de raio-X depois que os bandidos usaram os fios do equipamento para furtar a geladeira do posto de saúde. Esse foi o segundo assalto nesta semana.

A prefeitura informou que o posto de saúde da aldeia é de responsabilidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

A Sesai também foi procurada, mas não respondeu até a publicação desta reportagem.

"Nós vamos chamar um técnico de Campo Grande para que venham aqui e consertem o aparelho. Enquanto não consertarem, a parte de radiografia a gente vai ficar [sem]", afirmou o dentista da unidade de saúde.

Depois de arrastarem a geladeira por uma rua de terra, os assaltantes abandonaram o eletrodoméstico no matagal. Além de danificarem o aparelho de raio-X, deixaram a geladeira toda amassada. Os funcionários a levaram de volta para o posto.

"Estou indignada com minha própria comunidade, com minha liderança. Como agente de saúde fica difícil cobrar metas que a gente é cobrada, todo mês tem que dar produtividade, meta de serviço e com esses roubos que acontecem aqui no posto dificulta (sic) e prejudica a comunidade para ter boa qualidade de atendimento", disse a enfermeira Romilda Martins.

O presidente do Conselho de Saúde local, Leóson Mariano, afirma que o posto de saúde precisa de um vigia para cuidar do local e que há muito tempo fazem essa reivindicação.

"A prefeitura poderia dar um auxílio porque a prefeitura recebe por indígena que ela tem no município. Daqui uns dias não vai ter material para atender aqui no posto", afirmou o presidente.



https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/indios-em-ms-ficam-sem-raio-x-apos-fios-de-aparelho-serem-usados-em-furto-da-geladeira-de-posto.ghtml
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Dourados
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.