Hospital do Acre atendeu mais de 2,2 mil indígenas em 2017 em área adaptada

G1 g1.globo.com - 15/02/2018
Mais de 2,2 mil indígenas foram atendidos no Hospital das Clínicas (HC) em Rio Branco em uma área adaptada da unidade de saúde em 2017.

A informação é do Núcleo de Atenção à Saúde Indígena, que afirmou que a média de atendimentos no ano passado foi de 190 índios por mês.

Com um acolhimento diferenciado em respeito às tradições e cultura dos povos indígenas, a área da unidade é adaptada com ornamentação de objetos das aldeias e o atendimento é personalizado a esses povos.

A coordenadora do Núcleo, Débora Guimarães explica a importância da ação para o acesso dessas pessoas à saúde e assistência do estado. De acordo com ela, no ano passado foram 56 internações na unidade hospitalar e 73 óculos entregues.

"O núcleo existe para dar atenção diferenciada aos povos indígenas, tendo como base as portarias do Ministério da Saúde, que regulamentam os estabelecimentos prestadores de serviços a essa população. O principal objetivo é garantir que tais pacientes que possuem suas especificidades étnicas tenham um acolhimento eficaz que lhes garanta prestação de nossos serviços", destacou Débora.

Já na entrada do hospital, os indígenas que fazem tratamento ou buscam consultas na unidade são recebidos e levados para a sala adaptada. Segundo a coordenadora, a maior procura é para o setor de infectologia.

"A maior demanda demanda que o hospital tem em relação aos indígenas é na área de infectologia. Atendimentos mais ofertados são consultas, exames, procedimentos, internações, cirurgias e o atendimento que é específico a esta população como a oferta de óculos e alguns exames laboratoriais específicos através do Iaepi", disse a coordenadora.

O núcleo atende aos critérios estabelecidos em portaria do Ministério da Saúde que qualifica o atendimento a indígenas em hospitais da rede pública com o envio de recursos do Incentivo de Atenção Especializada aos Povos Indígenas.



https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/hospital-do-acre-atendeu-mais-de-22-mil-indigenas-em-2017-em-area-adaptada.ghtml
PIB:Acre

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.