Justiça determina reintegração de posse de território da etnia Jaminawa

D24am http://d24am.com/ - 27/02/2018
Manaus - A Justiça Federal determinou a retirada de invasores da região da Aldeia São Paulino, área tradicionalmente ocupada pela etnia Jaminawa, às margens do rio Purus, em Boca do Acre (a 1.028 quilômetros a sudoeste de Manaus). Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a medida é resultado de uma ação civil pública de autoria da Fundação Nacional do Índio (Funai) que foi acompanhada pelo órgão.

Na sentença, a Justiça ressaltou a necessidade de assegurar o livre acesso do povo Jaminawa à área, que atualmente está em processo de demarcação territorial. De acordo com o MPF, a Funai, com o apoio da Polícia Federal (PF), deverá garantir este acesso com o estabelecimento de marcos e delimitação da área.

Na ação civil pública, a Funai apresentou à Justiça uma carta produzida pelo povo Jaminawa, na qual exigia a demarcação de suas terras, cujo processo iniciou em junho de 2004. Segundo o MPF, um parecer da Funai aponta que a Terra Indígena Awaretê (nome em língua indígena da Terra Índigena Jaminawa, localizada na Colocação São Paulino) é tradicionalmente ocupada pelos indígenas da etnia Jaminawa e, por isso, deveria manter seu processo de regularização fundiária.

O MPF destaca, no parecer encaminhado à Justiça, que a identificação das populações indígenas com o território é essencial para o exercício de atividades produtivas e reprodução física e cultural segundo seus costumes e tradições, conforme disposto no artigo 231, parágrafo 1o da Constituição
Federal.

Medidas anteriores

Ainda em 2012, segundo o MPF, a Justiça Federal acompanhou o parecer do venezuelanos no Amazonas Fórum de secretários de Meio Ambiente da região Norte discute arborização órgão e determinou, em caráter liminar, a retirada do ocupantes irregulares das terras habitadas tradicionalmente pela etnia Jaminawa, garantindo a presença de comunidades tradicionais e pequenos produtores.

De acordo com a Funai, o clima de medo e insegurança quanto ao futuro da comunidade indígena prevalecia nos relatos Jaminawa, que perderam praticamente todas as plantações, com as frequentes inundações das áreas que eram mais adequadas para o plantio, por causa da ação irregular dos invasores.

Em novembro de 2013, procuradores da República no Amazonas e no Acre estiveram na Aldeia São Paulino e constataram vários problemas
decorrentes das restrições impostas pelos invasores aos indígenas, quanto às áreas de roçado e de acesso à àgua dos igarapés, impedindo o livre
acesso da etnia Jaminawa nas regiões onde anteriormente realizavam caça.



http://d24am.com/amazonas/justica-determina-reintegracao-de-posse-de-territorio-da-etnia-jaminawa/

Problemas, como a compra e venda de terrenos, abertura de áreas de mata para campos de pastagem e a abertura de um ramal, que já tinham sido identificados pela Funai em 2012, resultaram em relatos de discriminação, preconceito racial e ameaças de mortes. Após a visita, o MPF obteve na Justiça uma nova liminar para a retirada de ocupantes novamente identificados na terra indígena.


PIB:Juruá/Jutaí/Purus

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Jaminawa da Colocação São Paulino
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.