Acordos de conciliação são escritos em línguas indígenas em Roraima

Migalhas http://www.migalhas.com.br/ - 04/03/2018
No início de fevereiro, o juiz Aluízio Ferreira Vieira, do TJ/RR, expediu uma portaria que regulamenta a maneira como devem ser redigidos os termos de conciliação no Polo Indígena de Conciliação Maturuca, localizado na comunidade indígena Maturuca.

De acordo com a norma, os termos de conciliação devem ser redigidos na língua materna das partes, residentes da terra indígena Raposa Serra do Sol. O polo, atualmente, conta com 16 conciliadores, dentre os quais estão professores, agentes de saúde e lideranças das comunidades indígenas de diversas etinias, como Macuxi, Taurepang e Ingaricó.

Segundo o juiz Aluízio Ferreira Vieira, que é coordenador do polo, a portaria regulamentou a prática, que antes era feita de maneira informal. "Desta forma, ficam termos claros e o idioma deles é valorizado."

O magistrado ressalta que, apesar do uso da língua materna dos moradores da região, os termos também recebem uma versão em língua portuguesa. "O documento é feito em duas vias e a segunda é escrita em português", explica.

A importância da conciliação em línguas nativas também é ressaltada pela diretora do Vamos Conciliar, Mirian Queiroz. Para ela, a iniciativa é importante, pois é um meio simples e acessível de solução de conflitos. "Enxergo isso como um início sólido da mudança de cultura em relação ao excesso de judicialização das causas", afirma.

Mirian também explica que a conciliação possibilita que as informações sejam expandidas e, por isso, é importante que este método de solução de conflitos chegue às comunidades indígenas. "A conciliação é o caminho da pacificação social, por meio da qual ambos os lados sempre sairão satisfeitos."



http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275549,81042-Acordos+de+conciliacao+sao+escritos+em+linguas+indigenas+em+Roraima
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.